Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza Campanha Antirrábica até 30 de novembro

A ação, promovida pela Secretaria de Saúde aldeense, tem como meta vacinar gratuitamente 13 mil animais

Por Redação JS em 21/09/2016 15h51

Os donos de cães e gatos, a partir de dois meses de idade, devem ficar atentos ao prazo da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada em todas as Unidades de Saúde de São Pedro da Aldeia. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde aldeense, vai até o dia 30 de novembro e tem como meta vacinar gratuitamente 13 mil animais. Por medidas de segurança, não é permitido que menores de 16 anos conduzam animais para vacinação.


De acordo com o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, todos os postos de saúde foram visitados e orientados a respeito da Campanha Antirrábica Animal 2016. “As unidades de saúde determinam os melhores dias para aplicação da vacina, por questões operacionais e técnicas de cada uma. Não será permitida a vacinação em dias de alta densidade populacional em atendimento de rotina. Por termos três meses de campanha, não haverá acúmulo de animais nos postos”, comentou.


Recomenda-se que o morador vá ao posto de saúde sem o animal para se informar sobre os dias e horários específicos da vacinação. Os profissionais foram orientados a liberar doses individuais para aplicação domiciliar com quantidade de gelo suficiente para a cobertura da vacina em embalagens resistentes. A dose é de 1ml independente do tamanho do animal. É indicado que fêmeas gestantes sejam vacinadas após o período de amamentação. A imunização é realizada nas imediações da unidade com contenção dos proprietários. 



Foto: ?Luana Macêdo | Arquivo

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano