Primeiro Simpósio Nacional sobre Autismo

Por em 15/03/2016 10h19

A Luta de dois pais pelo tratamento para seus filhos se transformou num dos maiores evento de autismo do País, em São Pedro da Aldeia-RJ.


Dois pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) reuniram forças para reabrir a APAE de São Pedro da Aldeia. Juntos, eles criaram um dos maiores eventos de Autismo do País, o Simpósio Nacional de Autismo, que irá ocorrer no dia 19 de março, no auditório da força aeronaval, e contará com os principais profissionais da área no país.


A APAE é ums instituição reconhecida como refêrencia na qualidade dos serviços prestados à sociedade, como promoção de  educação, habilitação, reabilitação e integração social das pessoas com deficiências. Fundada em 1994, a Associação funcionou até meados de 2008, quando foi fechada por intervenção da Federação das APAEs, devido principalmente a falta de recursos financeiros.

No ano de 2014, André Luiz Cunha, foi buscar atendimento para seu filho e encontrou muitas dificuldades para encontrar. Ao procurar a APAE, descobriu que o município era o único da região que não contava com esta instituição. Tomado pelo sentimento de pai e cidadão resolveu capitanear esse projeto, e se tornou presidente da APAE SPA. Desde então, vem envidando esforços para reabrir a instituição.

 

Fábio Coelho é psicólogo clínico e escolar com experiência no tratamento de crianças com autismo. Também enfrentou dificuldades para encontrar tratamento adequado para seu filho. Conheceu André nesta luta, e teve a ideia de criar um Simpósio de âmbito nacional, para ajudar a reabertura da APAE e contribuir com a disseminação de conhecimento para todos que convivem com a causa. Nasceu assim o Simpósio nacional de autismo, uma equipe de renomados palestrantes, abordando os principais temas que envolvem o TEA. O sucesso do evento não demorou, a página no Facebook, por exemplo, já conta com 10.000 seguidores.


Além do Simpósio, os participantes recebem conteúdos grátis como o E-book Meu filho Autista-crônicas de uma família azul. Organizado por Fábio Coelho, o livro conta, de maneira divertida e emocionante, o dia a dia das pessoas que convivem com o transtorno.

 

Local: Auditório da Força Aeronaval-São Pedro da Aldeia-RJ
Data: 19 de março. 08h-18h
Público-alvo: Pediatras, Neuropediatras, Psiquiatras, Fonoaudiólogas, Terapeutas Ocupacionais, Pedagogos, Psicólogos, Professores e Familiares de crianças com TEA
Vagas: 200 participantes
Valor promocional: 120 reais
Informações e inscrições: www.simposionaiconaldeautismo.com.br

 

Palestrantes:


Geórgia Fonseca –

Médica Pediatra. Especialização em Desenvolvimento Infantil , Saúde Mental, Neonatologia, Homeopatia e Fitoterapia. Título de Especialista em Homeopatia.Especialização em Autismo pelo MAPS - Medical Academy for Pediatric Special Needs. Especialização em Autismo DAN - Defeat Autism Now/ San Diego - Califórnia. Especialização em terapia CEASE para tratamento do Autismo - London University.  Membro Diretor da Federação Brasileira de Homeopatia.  Coordenadora do Ambulatório de Doenças Neurológicas da FHB. Professora do Curso em Pós Graduação em Homeopatia e do Curso em Especialização em Neurologia da FHB. Prêmio Orgulho Autista Brasil 2005 em Pesquisa Alternativa. Pesquisadora em Autismo pela FHB. Publicações em pesquisa com Autismo, TDAH e Síndromes Neurológicas com homeopatia.

 

Adriana Fernandes –

 

Fonoaudióloga pela UFRJ - 11 anos de atendimento clínico no Rio de Janeiro. Especialista em Inclusão Escolar e Transtornos do Espectro Autista pela PUC-Rio. Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Clínica Ludens/University of Southern California. Terapeuta DIR/Floortime. Fundadora do Projeto AFETOTERAPIA e criadora do CONPSAU - Circuito Online de Palestra Sobre o Autismo.

 

Ana Brito e Nicolas Brito Sales –

 

Anita Brito é escritora do livro “Meu filho ERA autista – A história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (São Paulo, 2012), do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível (São Paulo, 2014), e do livro "Um livro diferente" (São Paulo, 2015). É Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP. Bacharel em Tradução, também pela PUC-SP, trabalha como professora desde 1990 e como consultora e tradutora desde 1995. É palestrante juntamente com seu filho Nicolas, autista de 16 anos. Juntos percorrendo o Brasil, ambos falam de autismo, superação e inclusão escolar. Nicolas Brito Sales nasceu aos 26/02/1999, na cidade de São Paulo. É estudante regularmente matriculado no Ensino Médio e palestrante. Desde 2011, Nicolas, juntamente com sua mãe, percorre vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular. Nicolas pretende ganhar a vida trabalhando como fotógrafo, mas considera mudar de atividade de acordo com seus interesses. Em 2014, foi coautor do livro TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível.

 

Maryse Suplino – 

 

Psicóloga, Professora, Psicopedagoga Doutora em Educação pela Universidade do Rio de Janeiro - UERJ. Com formação em Currículo Funcional Natural pelo Centro Ann Sullivan Del Peru. Fundadora e diretora do Instituto Ann Sullivan do Brasil – RJ. A professora tem cerca de vinte anos de investigação e experiência na área no trabalho com pessoas com deficiências e suas famílias, com capacitações e apresentações em diferentes partes do Brasil e no exterior. Autora de vários artigos e textos sobre autismo, dentre os quais destacam-se os livros: Currículo Funcional Natural: Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência mental. 3a. ed. Brasília: CORDE-, 2009.; Vivências Inclusivas de alunos com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Guto, um menino com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009.

 

Juliana Fernandes –

 

Psicóloga. Realiza atendimento nas áreas de psicoterapia (abordagem cognitivo-comportamental), avaliação e reabilitação neuropsicológica. Mestre em Neurociências pela UFF, Doutoranda em Neurociências (avaliação neuropsicológica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, Reabilitação Neuropsicológica, Curso de Terapia de Reciclagem Infantil (TRI)

Helena Gueiros – Fisioterapeuta, pós graduada em psicomotricidade, Terapeuta DIR/Floortime advanced provider, possui formação técnica em integração sensorial pela SPD Foundation. É Coordenadora da pós graduação em Desenvolvimento Infantil e Docente da Graduação da Faculdade Redentor e possui larga experiência no tratamento do Transtorno do Espectro Autista, participando de diversos eventos na área.

 

Vanessa Schaffel

 

Fonoaudióloga e Psicomotricista; Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho – UGF/RJ; Certificada no Curso de Transtorno de Espectro do Autismo – PUC/RJ; Possui Aprimoramento em Dislexia em foco e outros Transtornos de Aprendizagem – CEFAC/RJ; Treinamento ADI-R – Autism Diagnostic Interview- Revised; Pratica com Mediação escolar (indicação,supervisão e monitoramento de mediação escolar); Ministra aulas e cursos sobre Mediação Escolar e Inclusão.

 

E mais no conteúdo online:

Márcia Conceição            Atividades Psicopedagógicas para crianças com TEA      

Marcelo Neves                 Cinoterapia: Os benefícios  do cão para a crianças com TEA      

Cintia Guilhardi                Mitos e inverdades sobre a Terapia ABA            

Nora Cavaco                    O Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista    

Odila Mansur                    Autismo, Os sinais precoces.    

Nilcea Coelho                  Disgnóstico de Autismo: como lidar com uma realidade desconhecida 

Wantuir F. Jacini              Autismo, neuroplasticidade e exercícios físicos

Michele Senra                  Musicoterapia e Autismo           

Simone Pires                     Comorbidades associadas ao Autismo 

Graciela Pignatari            Biotecnologia no Autismo          

Larissa Correa                  A Equoterapia como prática complementar para TEA   

Tatiana Takeda                 O direito à Inclusão escolar        

Ana Luiza Lobato             Aspectos praticos do uso do PECS          

Simone H. Drumond       Método de portfólios do projeto: autismo e educação.          

Raquel Magalhães           Manejando comportamentos inadequados.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada