Procissão de fé e missa campal em Arraial do Cabo, homenageiam São Pedro, padroeiro dos pescadores

Celebração católica desta quarta-feira, 29, teve a presença da população, comunidade pesqueira, autoridades municipais e lideranças políticas

Por Comunicação Faceira em 30/06/2016 15h46
Arraial do Cabo fez uma grande festa em comemoração ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A celebração teve início às 10h, com Missa Campal, na Marina dos Pescadores, realizada pelo Padre Alex. Em seguida, foi realizada uma procissão em barqueata para agradecer as bênçãos e pedir ao santo padroeiro que continue abençoando a pescaria na cidade e a vida dos pescadores. O município de Arraial do Cabo é conhecido pela pesca artesanal e recentemente uma pescaria rendeu nove toneladas de tainha. O evento foi realizado pela Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (FIPAC), Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Associação da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo (AREMAC) e a Marinha do Brasil. O objetivo é valorizar a cultura da comemoração do Dia de São Pedro com a participação efetiva da comunidade náutica.

 


Dentre a população presente, participaram da missa figuras ilustres do município, autoridades municipais e lideranças políticas, como o pré-candidato à prefeito pelo PMDB, Tê, que ressaltou a importância de preservar as tradições culturais de Arraial do Cabo. “A escolha do local para esta celebração foi ideal, já que a Marina é a casa do pescador de Arraial do Cabo. Acho de suma importância que este evento seja mantido como forma de valorização da nossa cultura com a participação efetiva da população. É um momento de fé em que celebramos não só as bênçãos que Deus derrama sobre todas as famílias de nossa cidade, mas também aos nossos pescadores que são a base histórica e cultural do município e fomentam a nossa economia”, disse Tê.

 


Os momentos de fé da celebração católica em homenagem à São Pedro tiveram louvores cantados em coro pelos fiéis presentes e encerramento com a tradicional queima de fogos.

 

 

 

 

 

 

Crédito fotos: Bruno Cardoso

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano