Procon orienta compras para Dia das Crianças

Consumidores devem estar atentos a preços e características dos produtos e brinquedos

Por Redação JS em 11/10/2016 04h03

Neste período de compras para o Dia das Crianças, o Procon de Rio das Ostras aconselha que os consumidores estejam atentos a algumas dicas antes de adquirir os presentes. 

A Coordenadora Executiva do Procon de Rio das Ostras, Luciana Oliveira, diz que a pesquisa de preços ainda é a melhor forma de economizar na hora de fazer as compras. Ela também sugere aos pais que não se deixem enganar pelas ilustrações estampadas na embalagem. 

Deve-se observar na embalagem do produto as seguintes informações: idade da criança a que se destina; identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço); instruções de montagem, de usos e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso; número de peças; selo de segurança do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial- indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade. 

“O ideal é que o consumidor leia todas as informações sobre o brinquedo, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão”, explica Luciana. 

Troca - Ao efetuar a compra, os pais devem exigir sempre a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. Estes documentos serão necessários caso precise fazer trocas do produto. Também deve ser observada a política de troca do estabelecimento, pois alguns deles só efetuam a troca no prazo máximo de sete dias. O Procon, neste caso, orienta que o consumidor solicite e faça constar a informação desse direito na nota fiscal. 

O Procon informa ainda que se o produto apresentar problema, o fornecedor tem 30 dias para resolvê-lo, a contar a partir da data da reclamação. Caso a solução não seja dada nesse prazo, o consumidor tem direito à restituição do valor pago, corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.



Foto: Alexandre Costa

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!