Programação especial em prol do Outubro Rosa chega ao CRAS do Alecrim

Nesta quarta-feira (21), será a vez do CRAS Palmiro Gomes, no Porto da Aldeia, receber o evento, das 9h às 12h.

Por em 21/10/2015 15h33
A terça-feira (20) foi de muita alegria e conscientização no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Catarina Machado da Silva Borges, no bairro Alecrim. Durante toda a manhã, a unidade recebeu ações em prol do Outubro Rosa com palestras motivacionais e informacionais, lanches e sorteio de brindes. Voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama, a ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A secretária das pastas, Ester Chumbinho, a diretora da Gestão SUAS, Jane Ferreira, e o diretor de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Vinícius Lavalle, acompanharam as atividades do dia. Nesta quarta-feira (21), será a vez do CRAS Palmiro Gomes, no Porto da Aldeia, receber o evento, das 9h às 12h.

“Esse é o mês da nossa conscientização, precisamos nos conhecer e conhecer o nosso corpo. A luta contra o câncer de mama é constante, por isso, estamos mobilizando todos os CRAS, em parceria com a Secretaria de Saúde, e oferecendo à comunidade atividades de prevenção e conscientização à doença. Obrigada a todos pela presença”, disse Ester Chumbinho, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

A programação foi iniciada pela palestra da orientadora social da unidade e enfermeira, Rosemary de Souza Costa, que falou sobre a realização do autoexame, explicando o procedimento e esclarecendo dúvidas. Em seguida, foi a vez das representantes da associação aldeense “Amigas da Mama”, Rose Terto e Shirley Simões. Foram abordados a importância da prevenção, o diagnóstico de câncer de mama nos homens, o índice de cura em mulheres e homens, os sintomas da doença e orientações acerca da mamografia, entre outros. Rose e Shirley também alertaram para a necessidade dos homens realizarem o autoexame.

Mesmo com a realização do evento, o atendimento na unidade do Alecrim não parou. “Nós do CRAS procuramos sempre atender à população, de todas as idades, em todos os sentidos. Se orientarmos as crianças desde pequenas, elas já irão crescer conscientes da importância de se cuidar. Estamos aqui para tirar dúvidas e trocar informações”, afirmou a coordenadora da unidade, Any Gleise Jacinto.

Moradora do bairro Alecrim há cerca de 13 anos, Mariana da Silva é participante assídua das atividades realizadas no CRAS. “Gostei bastante do evento de hoje, assim não ficamos com dúvidas sobre a doença. É muito importante falar sobre o câncer de mama, acho que a Prefeitura deve continuar com essas ações de levar informação às comunidades”, falou.

Confira o calendário de atividades nos CRAS:

·         21/10/15 CRAS - Porto da Aldeia - 9h às 12h

·         29/10/15 CRAS - Balneário - 9h às 12h

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas