Programação extensa no Dia Internacional da Mulher

Por Mateus Moreira em 08/03/2016 11h00

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e para celebrar esta data diversos eventos irão acontecer nas cidades da Região dos Lagos. Em Búzios, a programação terá início agora pela manhã com passeios de escunas, com algumas mulheres convidadas para comemorar os 21 anos da Associação de Mulheres de Búzios (AMAB). As embarcações sairão do Píer do Centro e irão em direção as Praias do Balneário, alem da realização de uma festa para comemorar o aniversário da associação no salão da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB).

No município de Cabo Frio, as atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher serão promovidas pelos CRAS. As atividades visam promover debates pertinentes ao universo da mulher. De acordo com a secretaria de Assistência Social, Marta Freschi, por estarem envolvidos com a comunidade os CRAS merecem ações voltadas ao dia. “Pensamos em ações criativas para comemorar esta data importante. As mulheres receberão um café da manhã especial e palestras que envolvem temas do universo feminino”.

Já em São Pedro da Aldeia, serão promovidas atividades em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e também na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca). A programação envolve atividades educativas, palestras sobre sexualidade e valorização da mulher, prevenção da violência doméstica e coleta de preventivos, entre outros. As ações serão realizadas nos bairros Centro, Botafogo, Porto do Carro, Ponta do Ambrósio, São Mateus, Praia Linda, Vinhateiro, Campo Redondo e São João.

Para a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Jessica Tavares, as atividades serão importantes, pois irão envolver as mulheres em todos os seus ciclos de vida, alem de auxiliar na implantação de atividades de prevenção para as mulheres.

“O projeto visa atingir as mulheres em todos os seus ciclos de vida, desde meninas e adolescentes, até mulheres na fase adulta, gestantes e mulheres na terceira idade. Neste dia, também estaremos ampliando nosso leque de atenção com a implantação do Calendário da Mulher, que envolve o controle do ciclo menstrual e a anotação das datas do preventivo e mamografia”, disse. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas