Projeto Botinho encerra com Cerimônia em Iguaba Grande

240 crianças de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia receberam os certificados de participação que foram entregues no Centro Multiuso

Por Ascom Iguaba em 29/01/2016 19h16

Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de janeiro, o Centro Multiuso, localizado no bairro Jardim Solares em Iguaba Grande, sediou a Cerimônia de Encerramento do Projeto Botinho realizado pelo Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, através do Destacamento 1/18 do município de São Pedro da Aldeia, em parceria com Coordenadoria da Defesa Civil da Prefeitura de Iguaba Grande, entregando 240 certificados as crianças participantes do Projeto em Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.


O Projeto Botinho, que acontece desde 1963, é gratuito e voltado para crianças e jovens entre 7 e 17 anos e tem o objetivo de promover a interação social entre os participantes, oportunidade em que os inscritos recebem noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, orientações sobre primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além da prática de atividades físicas na areia.


“Os Bombeiros são os nossos heróis do dia a dia. Eles são os nossos melhores exemplos de cidadania. Estão ali na hora da luta, nos acidentes, incêndios, projetos educativos, enfim, em todos os momentos do nosso dia. Espero que cada lição que foi aprendida permaneça para a vida toda.” Concluiu a Secretária de Educação e Cultura de Iguaba Grande, Sheila Atalla.


“Gostaria de agradecer a acolhida do município de Iguaba Grande, a presença das crianças, dos pais que colaboraram em todos os momentos e da equipe, pois o nosso projeto só acontece com a junção desse corpo de instrutores e orientadores que têm a capacidade de transmitir informação para essas crianças. O Quartel está localizado em São Pedro da Aldeia, mas faz parte de Iguaba Grande também.” Ressaltou o Comandante do Destacamento 1/18 do município de São Pedro da Aldeia do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Major José Carlos Fernandes Torres.


“Eu achei ótimo, gostei muito de participar do Projeto. Aprendi técnicas de salvamento, fiz muitas amizades lá, e no próximo, em janeiro de 2017 com certeza vou participar.” Afirmou a participante que recebeu certificado de destaque na categoria Tubarão, Yasmim Barbosa Schuller, moradora do bairro Canellas City em Iguaba Grande.


“Já trabalho a bastante tempo no Botinho, aproximadamente 5 anos, e dentro desse tempo muitas crianças que já participaram se tornaram adultos, e isso é muito legal de acompanhar. Cada ano temos uma nova geração no Projeto e cada uma com as suas características e particularidades. Eles aprendem através do lazer, no conhecimento do dia a dia na praia, técnicas de salvamentos que nós bombeiros usamos.” Declarou o Coordenador do Projeto Botinho em Iguaba Grande, Tenente Gilson.


Durante três semanas os alunos recebem noções de cuidados com riscos de afogamento, aprendem a se comportar em situação de correnteza ou queda numa vala, têm noções de primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar. O Botinho é uma excelente ação do Governo do Estado, que incentiva e promove noções de preservação do meio ambiente, estimula a prática de esportes e a convivência.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada