Projeto Caminhos da História agita o sábado em Cabo Frio

Atividade vai percorrer pontos históricos da cidade a partir das 9h

Por em 27/10/2017 18h13
Neste sábado (28), a partir das 9 horas, acontece a quinta edição do projeto “Caminhos da História”. Realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura de Cabo Frio e a Universidade Estácio de Sá, o projeto percorre alguns dos principais pontos da área central de Cabo Frio proporcionando aos moradores e visitantes uma oportunidade de conhecer de perto os pontos que retratam a história da sétima cidade mais antiga do país.

O projeto consiste em uma caminhada, percorrendo todo complexo histórico central da cidade. A rica história que compõe a cultura, a memória e seu surgimento serão contadas através dos monumentos, pontos históricos e ruas do município. A concentração será ás 9h em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Centro da cidade, depois segue pelo Morro da Guia, Fonte do Itajurú, Rua Érico Coelho, Praça D. Pedro II, Praça Porto Rocha, Igreja Matriz, Charitas, Tamoio e Corpo de Bombeiros, finalizando o trajeto na praia, subindo a Rua 13 de Novembro.

Quem vai monitorar o evento são as alunas do 4º período do curso de História da Estácio de Sá, Campus Cabo Frio: Julianna Esteves e Marianna Tobias. Para Julianna, é importante que a população conheça a história do lugar em que vive: “Nosso intuito é fazer com que os participantes conheçam a história da nossa cidade, que é tão rica e tão antiga”, conta ela.

De acordo com os organizadores, a parceria entre o Governo Municipal e a Universidade Estácio de Sá tem conseguido recuperar o interesse das pessoas pela cidade e proporcionar um avanço nas pesquisas. Não há custo para participar do projeto, e quem quiser acompanhar a próxima edição é só ficar se olho no site da Prefeitura de Cabo Frio (www.cabofrio.rj.gov.br) e nas redes sociais.

Por ser uma programação aberta ao público, os moradores podem participar e contribuir com histórias, memórias ou curiosidades, além de tirar dúvidas com os professores e alunos do curso de História da Estácio de Sá. A organização do evento ressalta que em caso de chuva, a atividade será cancelada.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Feminicídio - Editorial JS