Projeto Criança no Esporte revela novos talentos em Rio das Ostras

O projeto, destinado a crianças entre 6 a 17 anos, tem como finalidade a formação e a socialização de crianças e jovens, oferecendo instruções práticas e teóricas que possibilitem a sua prática dentro das regras estabelecidas pelas federações

Por em 15/06/2016 15h16
A descoberta de novos talentos para o futebol brasileiro tem que começar pelos investimentos nas categorias de base.  Em Rio das Ostras, a Secretaria de Esporte e Lazer conta com o Projeto Criança no Esporte que, além do incentivo à prática esportiva, vem revelando grandes atletas para o mercado nacional e internacional.
 
O projeto, destinado a crianças entre 6 a 17 anos, tem como finalidade a formação e a socialização de crianças e jovens, oferecendo instruções práticas e teóricas que possibilitem a sua prática dentro das regras estabelecidas pelas federações, assim como atividades que visem a melhora no desenvolvimento de suas qualidades e habilidades físicas.
 
Ao todo, o Projeto é desenvolvido em oito unidades e atende a mais de 1.600 crianças, divididas em cinco categorias: Fraldinha (6 a 9 anos), Pré Mirim (10 e 11 anos), Mirim (12 e 13 anos), Infantil (14 e 15 anos) e Juvenil (16 e 17 anos).
 
As atividades são desenvolvidas nas unidades: estádios Emília Rosa Guimarães, em Jardim Mariléa; Julieta Carvalho Viana, no Operário; Amaro Mota de Oliveira, no Palmital; Gilberto Mendonça dos Santos, em Rocha Leão; e no Centro de Treinamento Gilson Zarour, em Jardim Campomar. As outras unidades são os campos de futebol soçaite em Nova Cidade, Cidade Praiana e Centro Esportivo Chico Leite.
 


De acordo com um dos professores do Projeto, Geilson “Tidinho” Bastos, um dos objetivos do Criança no Esporte é a formação do atleta. "O projeto é ótimo porque possibilita à criança todo o aprendizado necessário para que ele se torne um atleta completo. Eles aprendem os fundamentos básicos do esporte, aprimorando a parte técnica e física", avaliou.
 
Das escolinhas do Projeto, muitos atletas já obtiveram êxito no futebol. "Já revelamos grandes atletas como os casos do Amaral, que começou no Flamengo e hoje está no Vitória da Bahia; o Dalton, que começou profissionalmente no Fluminense e hoje está no Fort Lauderdale Strikes, time do Ronaldo Fenômeno nos Estados Unidos; e Vagner Carioca, que no Brasil já passou pelo São Caetano e Madureira e hoje joga na Tailândia, no Port FC", declarou Tidinho. O professor ressaltou também que hoje em dia, os atletas Mateus Santos e Otávio Manhães estão atuando nas divisões de base do Botafogo, do Rio de Janeiro, e no Noroeste, de São Paulo, respectivamente.
 
Para os irmãos João e Heitor Souza, de 12 anos, o Projeto Criança no Esporte é muito importante. "Aqui na escolinha, aprendemos os fundamentos e ganhamos base para o futuro. O professor é bom e nos prepara de forma bem eficiente porque os treinos são puxados", disse João.
 
Heitor tem a mesma opinião que seu irmão e acrescenta que além da prática esportiva, o Projeto incentiva o estudo. "Eu e meu irmão jogamos bola desde pequeno e gostaríamos de seguir carreira caso surjam oportunidades. Mas se não der, vamos seguir a nossa vida estudando e fazendo uma faculdade. Eu, por exemplo, caso não seja jogador profissional, quero ser engenheiro", comentou.
 
O trabalho desenvolvido com as crianças já proporcionou várias conquistas nacionais e internacionais, com equipes campeãs em torneios no Brasil, na Dinamarca e na Finlândia.
 

INSCRIÇÕES - Quem quiser fazer parte do Projeto Criança no Esporte, deve procurar o Departamento de Inscrições na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada no Centro Esportivo Chico Leite - Rua Irmã Faustina, s/ nº ou nas unidades esportivas de sua preferência. O horário de atendimento é das 9h às 16h. Menores de 18 anos devem comparecer com seus responsáveis. 
Os documentos necessários para inscrição são: duas fotos, fotocópia da carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento, atestado médico recente, declaração escolar para os menores de idade e comprovante de residência.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas