Projeto de regularização fundiária de Arraial do Cabo entrega documentação de imóveis

Cerca de 30 famílias serão contempladas em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 20

Por em 19/05/2016 15h36
Os moradores do morro da Boa Vista poderão comemorar mais uma conquista. Nesta sexta-feira, 20, cerca de 30 famílias receberão o registro de geral (RGI) de seus imóveis. A cerimônia de entrega de documentação acontecerá às 19h, na quadra de esportes, na parte alta do morro. O projeto de regularização fundiária de autoria do prefeito Andinho, que existe desde 2009, é uma realização da Prefeitura de Arraial do Cabo através da Secretaria de Habitação, em parceria com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  

Segundo a Secretaria de Habitação, 2.500 famílias serão beneficiadas com o projeto.  No dia 31 de maio outra cerimônia será realizada para dar continuidade à entrega dos RGIs aos moradores da Boa Vista e a partir de junho, o registro também será entregue para o morro da Cabocla. Após a finalização do projeto nos morros, serão realizadas visitas nos distritos com o mesmo objetivo.

De acordo com o secretário de Habitação, Leonardo Plácido, a receptividade da população foi fundamental para o andamento do projeto.

“Nossa equipe só tem agradecer a essa população generosa. Percebemos, a cada visita que fazemos para verificar se as informações presentes no cadastro não sofreram mudanças, o brilho nos olhos de esperança dos moradores de que, enfim, suas casas serão definitivamente regularizadas”, disse o secretário.


A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária foi criada em 2009 com o objetivo de fazer a regularização fundiária nos morros da Cabocla e Boa Vista. Na época, o prefeito Andinho, se reuniu com o então secretário municipal de Habitação, Gontran de Carvalho, e o secretário de Estado de Habitação, Noel de Carvalho, juntamente com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para os primeiros passos da iniciativa. A verba do financiamento é do Fundo Coreano de Redução da Pobreza através do BID.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada