Projeto leva cultura de paz às escolas da Rede Municipal de Rio das Ostras

Educar Pela Paz é uma das parcerias do Programa Saúde na Escola (PSE), que reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais da Saúde e Educação

Por em 02/09/2016 09h19
Por intermédio do Projeto Educar Pela Paz, a Prefeitura de Rio das Ostras vem orientando os alunos da Rede Municipal sobre a importância de atitudes pacíficas e solidárias, além de combater o bullying, o uso de drogas e a violência. Entre os dias 23 e 25 de agosto, o projeto levou apresentações de rap e momentos de diálogo à Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora, nos turnos da manhã e da tarde, envolvendo cerca de 750 alunos.

O Educar Pela Paz é uma das parcerias do Programa Saúde na Escola (PSE), que reúne uma equipe multidisciplinar com profissionais da Saúde e Educação. Com o objetivo de promover a formação integral dos estudantes, o PSE reúne ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, além de enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

“Muitas pessoas, ao invés de impedir uma atitude de violência, preferem filmar a briga e postar nas redes sociais. O Educar Pela Paz nos ensina a respeitar o outro”, afirmou Mikaelly da Silva, de 15 anos, estudante do 8º ano da Padre José Dilson Dórea. “O projeto ajuda os alunos que precisam de apoio para não fazer escolhas erradas”, completou Lucas Pereira, de 16 anos, que cursa o 8º ano na escola.

A diretora adjunta da unidade de ensino, Márcia Peres, acredita que o projeto tem levado a reflexão aos alunos. “Fiquei impressionada ao ver a emoção dos nossos adolescentes. O objetivo de levá-los a refletir sobre a importância da cultura de paz está sendo atingido”, enfatizou, lembrando que a parceria com o projeto vai se estender  com a realização de novas oficinas na escola, entre essas as de coreografia, desenho e grafite.


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada