Qualificação profissional: Cetep forma mais 300 alunos

Duas mil pessoas passaram por curso de capacitação neste ano

Por Ascom Macaé em 17/12/2015 15h03

A Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab) realizou, na quarta-feira (16), a terceira formatura de 2015 com mais 300 alunos de diversos cursos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), alcançando cerca de duas mil formações neste ano. A cerimônia aconteceu no auditório da Cidade Universitária, às 20h.


Pegaram o certificado de conclusão de curso alunos que compareceram às aulas teóricas e práticas de caldeiraria, pintura industrial, hidrojato, solda, eletricista residencial, bombeiro hidráulico; auxiliar de saúde bucal, auxiliar de laboratório de análise clínica, cabeleireiro, manicure e pedicure, design de sobrancelha e maquiagem, garçom, cuidador de idoso, corte e costura básico, corte e costura intermediário, tricô e crochê, capacitação para abordagem em redução de danos em álcool e drogas; assistente de logística, administração de materiais e almoxarifado, assistente administrativo e operador de computador.

A formatura teve início com a execução do hino de Macaé e um vídeo sobre a importância da Lei Seca também foi exibido. O diretor-presidente da Agetrab, Alexandre Fernandes, ressaltou que continuar investindo na formação dos cidadãos é uma das melhores maneiras de enfrentar o atual cenário econômico do país. "Preparar as pessoas para o mercado de trabalho, impulsionar o empreendedorismo e fazê-las aproveitar novas oportunidades é o nosso objetivo", pontuou.

O diretor de Educação Profissional da Agetrab, Jovenito Tavares, destacou que devido ao alto custo dos cursos de qualificação na rede privada, a maioria dos alunos não tinha condições financeiras para se capacitar e que, além de formar, o Cetep realiza sonhos e impulsiona o cidadão a buscar uma vida melhor. "Alguns buscam a qualificação para trocar de profissão, para crescer na sua área ou para melhorar sua renda de forma imediata, empreendendo. A educação e a dedicação pessoal devem ser aliadas no caminho para o sucesso", discursou.

Durante o evento, a instituição agradeceu seus parceiros, outros órgãos municipais e empresas privadas - empresas RT LEA, Porto Serviços, Smart Coat e JO Serviços; Petrobras; secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Educação; e Instituto de Medicina Nuclear. Ao final da cerimônia, todos os alunos receberam os certificados.

Wesley Madureira, 25 anos, concluinte do curso de solda, discursou representando os cursos da área industrial. "O certificado do Cetep é reconhecido no mercado, então resolvi me aprimorar na profissão que escolhi seguir. Como, no momento, estou desempregado e, agora, com mais essa capacitação no currículo espero voltar ao mercado de trabalho", comentou, acrescentando que "é uma iniciativa boa, onde todos têm acesso, pois é bem divulgado nas mídias, basta força de vontade e comprometimento de cada aluno".

Já a aluna Stefani de Souza, 28 anos, discursou representando a área de gestão. Formanda do curso de Assistente de Logística, Administração de Materiais e Almoxarifado, ressaltou que após anos de experiência em logística de pessoal resolveu ir atrás da qualificação e buscar novos caminhos. "Pretendo agregar conhecimento e crescer profissionalmente", afirmou.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada