Renatinho Vianna: ‘Arraial do Cabo tem jeito e nós daremos jeito’

Candidato à prefeitura cabista fala sobre adversários e seus planos de governo

Por Redação JS em 20/09/2016 10h20
O Portal JS e a Rádio Litoral FM entrevistaram na manhã desta terça-feira, dia 20, o candidato a Prefeitura de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna do PRB. Confira: 


Portal JS: Qual é o seu primeiro ato, caso ganhe a eleição?
RV – O primeiro ato que o nosso grupo entende que seja de extrema necessidade é fazer uma auditoria geral de todos os setores da prefeitura, dar transparência, publicidade e mostrar a triste realidade que vivemos hoje em Arraial do Cabo. 

Portal JS: O que tem no seu Projeto de Governo para a Educação?
RV – Educação tem que ser tratada como uma das prioridades. Nós pretendemos implantar um novo modelo pedagógico, onde valoriza os profissionais, e uma Educação realmente de qualidade que mude esse cenário atual, que infelizmente foi divulgado a poucos dias. O IDEB de Arraial do Cabo é um dos mais baixos do país, do estado, isso é um absurdo. Temos muito ainda para desenvolver com a nossa equipe técnica, competente. Dentre as demandas que a população de Arraial do Cabo mais anseia é a qualificação profissional dos jovens. Vamos implementar a Casa do Educador, Educação em Tempo Integral, é claro que de início não vai ser possível em todas as unidades, mas vamos escolher uma unidade para servir de modelo. Ou seja, vamos colocar em prática o que está em nosso Plano de Governo, depois de muito ouvir a nossa população e nós preocupamos de colocar coisas possíveis de serem cumpridas, diferente de muitas que tem por aí. 

Portal JS: E a Saúde?
RV – Nós entendemos que essa é a maior prioridade. Nós temos que trabalhar para dar um atendimento digno de Saúde, principalmente nos distritos.  Nós temos que resgatar a Saúde de referência que Arraial do Cabo já teve. Vamos humanizar o atendimento da Saúde, evitar àquela falta de respeito que tem acontecido nas marcações de consultas, muitas das vezes as pessoas estão se humilhando para conseguir um atendimento, o que é um direito do cidadão. Isso não é um favor do poder público, é uma obrigação e a Saúde tem que ser tratada com respeito e isso faremos, podem ter certeza absoluta.

Portal JS: Quando se fala em Emprego e Renda, em Arraial do Cabo tem o Porto que pode ser o caminho, correto?
 RV – Nós temos que criar alternativas para tornar o cidadão cabista menos dependente da Prefeitura Municipal. Então, uma das alternativas é o Porto do Forno que pode gerar vários empregos, o que infelizmente isso não tem acontecido. Nós também temos que criar incentivos para atrair as empresas, caminhando paralelamente com a qualificação profissional dos nossos munícipes. Acredito que essas duas vertentes ajudarão muito, além do Turismo que nós temos de melhor. Temos apenas que qualificar esse Turismo para gerar mais Emprego e Renda.

Portal JS: Fala-se em um novo Porto, isso passa em seu projeto?
RV – Sim. É um projeto audacioso, até alguns ambientalistas me questionam, mas nós provamos que será possível, existem alguns estudos técnicos, já existem grupos interessados em implantar esse projeto em Arraial do Cabo. Até para dar o respeito que o Turismo merece, onde o Porto ficaria exclusivo para isso e a marina exclusivamente para os pescadores.  E isso resolveria um problema sério de mobilidade urbana também, o trânsito daqueles caminhões gigantescos no Centro, que é uma cidade pequena e não comporta isso. É um projeto que resolveria grandes problemas do município, se colocado em prática.

Portal JS: E como essa obra seria feita?
RV – Sozinho eu não tenho essa força para colocar em prática isso, mas existem grupos interessados. Tem as parcerias públicas e privadas  e é esse caminho que nós entendemos que seria a solução.

Portal JS: E o Turismo?
RV – Eu entendo que é a redenção de Arraial do Cabo, como tem sido em muitas outras cidades por aí. Nossa cidade é abençoada por Deus, com belezas incomparáveis, infelizmente não há um direcionamento para que o Turismo funcione. O Turista hoje, infelizmente, não tem muita opção, ele chega a Arraial do Cabo, vai à praia, dá um passeio e vai embora e não é isso que nós queremos. Nós queremos que o turista fique em Arraial do Cabo, gaste seu dinheiro, circule em nossa cidade gerando Emprego e Renda. O principal nós já temos, falta boa vontade política, implementar coisas novas. Precisamos dar direcionamento, calendário fixo de eventos. Com a nossa equipe técnica chegaremos ao nosso objetivo.

Portal JS: Um problema em Arraial do Cabo são as moradias em áreas de risco. O que o senhor teria hoje para poder tentar resolver esse problema?
RV – Esse é um grande problema. Entendemos que uma solução seria uma fiscalização, não adianta vender a ilusão para as pessoas, permitir que as pessoas se instalem em área de lixo e proteção ambiental. Muitas das vezes as pessoas têm as casas demolidas, temos que fiscalizar, esclarecer as pessoas para que isso não aconteça.

Portal JS: Os moradores do Segundo Distrito, Monte Alto e Figueira, também querem privilégios. O que o seu Plano de Governo tem para eles?
RV – Eu não acho que é questão de privilégios, acho que os moradores do Segundo Distrito tem que ser respeitados como cidadão de Arraial do Cabo, infelizmente eles só tem sido lembrados no período eleitoral. O nosso objetivo é realmente integrar a cidade, tratar os distritos com respeito, nós sabemos que Arraial do Cabo só tem se desenvolver e expandir por lá. Então, já passou da hora deles serem tratados com carinho, implantar uma subprefeitura para os moradores terem mais acessos. 

Portal JS: Arraial do Cabo está com algumas obras, como o senhor trataria isso?
RV – Temos que tratar com respeito, reavaliaremos as obras e o que tiver que ser feito teremos que concluir. Principalmente aquelas que são iniciadas apenas no período eleitoral para poder ludibriar o eleitor. A Orla da Prainha não aguenta mais esperar e nem o Parque Público, por exemplo. Não temos nada contra o Teatro, mas não era prioridade no momento. O dinheiro investido ali poderia ser investido para resolver muita coisa da cidade.

Portal JS: A gente queria saber até que ponto o presidente do partido e ex-prefeito Davi Dutra e seu pai, também ex-prefeito, Renato Vianna, terão participação em um possível mandato?
RV – Ele é uma grande pessoa, um amigo, administrou Arraial do Cabo num período muito difícil, diferente do que é hoje, ele terá uma participação muito especial em nosso governo. Assim como o meu pai, Renato Vianna, de quem me orgulho muito. Os adversários tentam tirar proveito nisso, mas não me afeta em nada. A experiência dele vai ser muito útil, administrou a cidade num momento que não era nada fácil, mas a Saúde era de qualidade, tinha eventos, os distritos eram respeitados. A experiência tanto de Davi quanto meu pai, será muito útil. Os erros deles servem como paramentos e os acertos nós vamos aperfeiçoar. 

Portal JS: Quais as considerações finais?
RV – Eu estou convicto do desejo de mudança da população, do desejo que a população tem com a verdadeira transformação de Arraial do Cabo. Sinto-me cada vez mais preparado para essa missão. E eu tenho certeza que no dia 02 de outubro o povo de Arraial dará um grito de liberdade. E conforme tenho falado: ‘Arraial tem jeito e nós daremos jeito’. 



Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas