Rio das Ostras prepara atividades para aniversario de emancipação

Por Mateus Moreira em 04/04/2016 12h01

No próximo dia 10 de Abril, a cidade de Rio das Ostras comemora seus 24 anos de emancipação político-administrativa, e para celebrar a data, a fundação Rio das Ostras de Cultura ira promover Exposições, Aulas Públicas de Dança, Teatro e Música. As unidades de ensino do município também estão preparando uma serie de atividades, a programação festiva também ira incluir uma caminhada do circuito histórico e cultural que ira percorrer marcos da trajetória do Município.

Abaixo confira detalhadamente cada atividade preparada para comemoração do 24º aniversario de emancipação da cidade.

CAMINHADA CULTURAL – Para quem gosta de caminhar e quer conhecer mais sobre a Cidade, no domingo, dia 10, acontecerá uma caminhada pelo Circuito Histórico e Cultural de Rio das Ostras. A concentração acontece a partir das 8h, no Hortifruti, ao lado da sede da Secretaria de Turismo. Os caminhantes seguirão pela Rodovia Amaral Peixoto até a Praia da Tartaruga, e pela orla até a Foz do Rio das Ostras, margeando o rio até a Rua Jandira Pimentel, retornando pela Rodovia ao início do trajeto.

ARTE DA CASA - Em comemoração ao aniversário do município, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior, unidade da Fundação Rio das Ostras de Cultura, reúne quadros, fotografias e artesanato produzidos por talentos locais. A exposição “Arte da Casa” conta com 24 peças representando os 24 anos de Rio das Ostras. O jardim da Casa de Cultura, por sua vez, vai abrigar a mostra interativa “Palavras ao vento”. Por meio da pergunta “Qual Palavra define Rio das Ostras pra você?”, respondida pelos visitantes do espaço durante a semana de aniversário, a exposição vai tomar vida.

AULAS PÚBLICAS – O Centro de Formação Artística de Música Dança e Teatro abre as suas portas à comunidade na semana de aniversário da Cidade. Os interessados podem assistir às seguintes aulas públicas: segunda, dia 4, às 14h, 15h30, 18h e 19h15 – balé; terça, dia 5, às 10h – zumba e teatro, às 14h e às 18h – teclado; quarta dia 6, 16h e 18h – piano; quinta, dia 7, às 9h – balé, às 14h – teatro; sexta, dia 8, às 10h – balé, às 18h- violão, às 18h30 – violino, às 19h – Coral Amigos do Som.

A apresentação da performance de dança “Zedi” encerra a programação da sexta, dia 8. Na Praça José Pereira Câmara, a partir das 20h, o Grupo Cria Expressões Humanas mescla hip hop e dança contemporânea para contar a história de Zedi, andarilho que é uma lenda viva de Rio das Ostras, com direção coreográfica de Cláudia Byspo.

ATIVIDADES NAS ESCOLAS - Entre as atividades promovidas pela Secretaria de Educação, que começam nesta segunda-feira, dia 4, e prosseguem até o fim do mês, está à gincana Eco-Ostras, que estimula a consciência ambiental e envolve as unidades de ensino. Circuito do trânsito, oficina de reutilização da água, palestras e ações nas áreas de Saúde, além de visitas a espaços culturais e a Biblioteca Pública, fazem parte da programação.

As unidades de ensino da Rede Municipal também prepararam uma ampla programação de aniversário. História, tradições, lendas, ecossistema e pontos turísticos da Cidade são valorizados nas diferentes atividades. Entre essas estão a exposição fotográfica “Origens da Nossa Cidade”, Festival de Curtas-metragens, trabalho sobre a história do Poço de Pedras e restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, promovidos, respectivamente, pelas escolas municipais Prefeito Paulo Pinheiro, Professora América Abdalla e Célio Sarzedas.

GINCANA ECO-OSTRAS – A nova edição da já tradicional Gincana Eco-Ostras tem como tema a história do município de Rio das Ostras, seus ambientes e áreas de preservação. Dividida em etapas, a gincana conta com um Quiz, com perguntas sobre o tema, além de arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos que serão doados a instituições filantrópicas. A premiação será em 22 de junho, no auditório da Secretaria de Educação.

 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas