Rio das Ostras promove primeira fase de vacinação contra o HPV

Ação pretende vacinar meninas de 9 a 13 anos do município.

Por Mateus Moreira em 28/03/2016 10h31

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras iniciara na próxima Terça-Feira (29) a primeira fase da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a vacina tem o objetivo de prevenir o Câncer de colo do útero. Devem ser imunizadas meninas de 9 a 13 anos. As vacinas serão aplicadas todas Terças, Quartas e Sextas-feiras, no posto de Saúde Dona Edmeia, no Bairro Nova Esperança, das 8h às 17h, a aplicação das vacinas irão até o dia 29 de Abril.

A campanha tem o objetivo de proteger as jovens contra os subtipos HPV 16 e 18 da doença, responsáveis Por cerca de 70% dos casos desse tipo de câncer no mundo. Outro objetivo da campanha é reduzir os riscos dessas meninas desenvolverem a doença, que hoje é a segunda maior causa da morte por câncer entre as mulheres.

De acordo com a secretaria de saúde, Ana Cristina Guerrieri, as meninas que tomaram apenas uma dose no ano passado ou as que não tomaram a vacina poderão se imunizar neste Ana, a secretaria também lembrou a importância da vacina e ressaltou que as meninas só receberão a vacina mediante autorização dos pais.

“essa é uma ação importante e os pais devem ter ciência de que a vacina é eficiente e segura. É importante ressaltar também que só receberão a dose as meninas que apresentarem autorização assinada pelos pais”, comentou a secretaria.

De acordo com o ministério da saúde, é recomendado que as meninas recebam as três doses da vacina contra o HPV, a primeira será ministrada em março, a segunda seis meses e a terceira cinco anos depois da primeira dose. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!