Rio investe em autonomia para pessoa com deficiência

Pedro Neves conquistou medalha de ouro no Parapan-Americano de 2015

Por em 17/09/2015 14h03

Pedro Paulo Neves conhece bem a definição da palavra superação. Nascido em Niterói, ele teve paralisia cerebral. A complicação também o deixou com uma atrofia no braço direito. Mas tudo isso não o impediu de correr atrás do sonho de ser atleta. Em 1998, começou a treinar. Hoje, aos 37 anos, Pedro conquistou a medalha de ouro no salto a distância da categoria T38, no Parapan-Americano 2015, em Toronto.

- Hoje, somos uma potência. Com mais incentivo e apoio, podemos chegar em 2016 e fazer até melhor do que no Parapan - disse o atleta, que é recordista brasileiro e sul-americano.

Conscientização

Histórias como a do Pedro mostram que com oportunidade e autonomia é possível vencer grandes desafios. No próximo dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Estado do Rio, onde há 16 milhões de habitantes, 24,4% apresentam algum tipo de deficiência, ou seja, cerca de 3,9 milhões de pessoas, segundo dados do Censo 2010.

- Precisamos mobilizar esforços pela promoção da autonomia da pessoa com deficiência - afirmou a primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, que desenvolveu o programa Autonomia Sim, voltado para pessoas com deficiência.

O resultado conquistado pelo Brasil nos Jogos Paran-Americanos é um exemplo. Com 257 medalhas, a equipe superou as expectativas e teve o melhor desempenho da história no evento. Agora, a meta é alcançar o quinto lugar no quadro geral dos Jogos de 2016.

O Estado está incentivando empresas a investirem em projetos relacionados aos Jogos Olímpicos.

- Vamos aplicar recursos para apoiar atletas e instituições ligadas ao esporte – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Infarto - Editorial JS