São Pedro da Aldeia comemora 399 anos revivendo história e cultura

Por em 17/05/2016 13h43
Dia 16 de maio de 2016 ficou marcado pelas comemorações dos 399 anos de São Pedro da Aldeia. Preparando-se para o quatrocentenário, o município realizou pela manhã o desfile cívico que reuniu forças militares, instituições diversas e as escolas municipais, estaduais e particulares em uma verdadeira aula de história, cultura e evolução da aldeia ao longo dos séculos. Nas arquibancadas, e ao longo de toda a Avenida São Pedro, filhos da terra, e os que a escolheram para viver, aplaudiram, se divertiram e se orgulharam da data comemorativa que teve como tema “Conhecer para amar e cuidar... rumo aos 400 anos da Aldeia”.

Abrindo o desfile, a Marinha do Brasil marchou pela avenida acompanhada pelo sobrevoo de aeronaves. Em seguida, vieram os veículos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal. Também desfilaram os veículos da Prefeitura aldeense, como carros das secretarias e os de grande porte, a exemplo de caminhões e retroescavadeiras, que auxiliam nos trabalhos ligados aos serviços públicos e agricultura, ambulâncias e ônibus escolares.

A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com a primeira dama do município e secretária da pasta à frente, Ester Chumbinho, passou pela avenida lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A Secretaria de Cultura do município veio em seguida lembrando ações e conquistas durante o ano de 2015. A Secretaria Municipal de Educação – SEMED - também desfilou apresentando o trabalho de capacitação de profissionais da rede municipal de ensino feito no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, e todos os demais departamentos que a compõem.

Acompanhadas pelas bandas marciais, do próprio município e as de outras cidades, desfilaram as escolas. As do município seguiram um roteiro especial elaborado pela SEMED e desenvolveram subtemas relacionados à história, à cultura e à economia ao longo dos anos. Pelo desfile, que durou em torno de quatro horas, gestores escolares, professores, funcionários das unidades e principalmente os alunos vivenciaram a colonização, a vida de índios e negros em São Pedro da Aldeia, os pontos históricos e turísticos do município, as belezas naturais, as diversas fases da economia passando pela agricultura, pela pesca, pela extração do sal e as plantações de café, os personagens ilustres da terra e, na atualidade, uma homenagem ao centenário da aviação naval e à influência da Marinha no município, além da passagem da tocha olímpica por São Pedro da Aldeia, fato que ocorrerá em primeiro de agosto. Meninos e meninas se fantasiaram e representaram de forma fiel a longa e rica história da cidade. 

Sobre o aniversário do município e a celebração pela data, o Prefeito Cláudio Chumbinho declarou:
 
“Com muita alegria estamos celebrando mais um aniversário da nossa cidade. São Pedro da Aldeia vem crescendo e se desenvolvendo pautada em um trabalho sério, transparente e comprometido. Agradeço a presença de todos que estiveram conosco nas celebrações e no desfile cívico, que é um marco para nossa população. Que Deus continue abençoando toda a cidade e que venham mais anos de felicidade e muito trabalho".

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa