São Pedro da Aldeia é referência em Saúde Mental

A cidade é a primeira da Região a instalar o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

Por Ascom São Pedro em 02/12/2015 10h02
O município de São Pedro da Aldeia foi a primeira, das cidades que compõem a região da Baixada Litorânea, a instalar o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. O município conta também, com um Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, o NAVI – Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar, o Serviço de Porta de Entrada às Situações de Emergências Psiquiátricas e o SRT – Serviço de Residência Terapêutica.

O CAPS é um dispositivo essencial aos portadores de transtornos mentais graves e persistentes, com baixa adesão ao tratamento ambulatorial, de acolhimento diário, que presta atendimento aos aldeenses de acordo com a lógica territorial, promovendo ações de cuidado integral e reabilitação psicossocial. O Centro também é um apoio e suporte aos familiares dos usuários internados em clínicas especializadas ou conveniada ao SUS- Sistema Único de Saúde, na região da Baixada Litorânea.

O Ambulatório atende crianças, adolescentes, adultos e idosos com quadros de déficits de aprendizagem, transtornos de comportamento, quadros de depressão, conflitos emocionais, quadros de deficiências múltiplas, vítimas de abuso e violência fora e dentro da família em parceria com o NAVI. Também são acolhidos pacientes em uso prejudicial de álcool e outras drogas.

O NAVI – Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar assiste aos usuários que vivenciaram violência no núcleo familiar ou no mesmo ambiente de convívio social, seja ela, física, sexual e psicológica. O NAVI trabalha junto com a Atenção Básica do município a partir das notificações que chegam à Vigilância em Saúde.

O Serviço de Porta de Entrada às Situações de Emergências Psiquiátricas funciona no Pronto Socorro Municipal, onde temos o Protocolo Municipal e o mesmo tem como referência o Protocolo Estadual. O acolhimento do paciente é feito pelo médico plantonista, que após avaliar o quadro clínico, pode considerar necessário o auxílio dos psicólogos do CAPS, que pode atuar durante a permanência do paciente no Pronto Socorro.

O SRT – Serviço de Residência Terapêutica é uma casa destinada ao acolhimento de moradores que passaram por um longo período de internação hospital psiquiátrico ou em hospitais de custódia. Esse serviço funciona a cerca de 4 anos no município e foi instalado para acolher os usuários do Hospital Colônia de Rio Bonito, quando esse hospital foi fechado pelo Ministério da Saúde. Esse serviço também foi o primeiro da Região.

Segundo Rosemary Calazans Cypriano, Diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, os órgãos Estaduais reconhecem o trabalho em Saúde Mental, o total apoio que São Pedro da Aldeia tem do Prefeito Cláudio Chumbinho e da Secretaria Municipal de Saúde.  

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes Dupla vascaína
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Alvo humano