São Pedro da Aldeia participa da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou nos dias 05 e 06 de dezembro da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEPM-RJ).

Por em 09/12/2015 17h15

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, participou nos dias 05 e 06 de dezembro da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (CEPM-RJ). Realizado no Rio de Janeiro, o encontro debateu o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. Eleita durante a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a delegação foi composta por Luciana de Oliveira, Valéria Santos, Lívia Guimarães e Silvandira Siqueira, representando o poder público e a sociedade civil.


De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, as deliberações do município acerca do tema serão discutidas em Brasília entre os dias 15 a 18 de março. “Realizamos no dia 18 de setembro deste ano a primeira Conferência Municipal voltada à discussão de políticas públicas para mulheres no CRAS Balneário. Com o objetivo de informar, fortalecer e garantir que as mulheres aldeenses sejam tratadas com igualdade, São Pedro da Aldeia apresentou diversas deliberações e quatro foram aprovadas pela Conferência Estadual. Nossas deliberações foram amplamente discutidas e encaminhadas à Conferência Nacional”, explicou.


Contando com a participação de 560 delegados de 52 municípios, a Conferência teve como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres com a finalidade de desconstruir a visão de que há um “modelo de mulher”. As deliberações de São Pedro da Aldeia aprovadas pela CEPM-RJ foram: criação de Fórum Permanente de discussão de Políticas para Mulheres, criação de uma comissão de Políticas Públicas para Mulheres dentro da Câmara Municipal de Vereadores, criação de diagnóstico com indicadores que deem subsídios a construção de Políticas para Mulheres e a equidade de cadeiras nos poderes legislativos, nas três esferas de governo.


A IV Conferência Nacional está prevista para acontecer nos dias 15 a 18 de março de 2016, em Brasília. 


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa