São Pedro da Aldeia realiza treinamento sobre e- SUS Atenção Básica

O encontro teve como objetivo treinar os gerentes de unidades de saúde para o uso do novo sistema.

Por Ascom São Pedro em 27/11/2015 07h25
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (25), uma reunião de esclarecimento e orientação sobre o sistema de informação em Saúde, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), na sede da Aciaspa – Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia e contou com a presença da Subsecretária de Atenção Básica, Dr.ª Adriana Brant, e a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Enfermeira Jéssica Tavares. O encontro teve como objetivo treinar os gerentes de unidades de saúde para o uso do novo sistema.

“Estamos em uma evolução de sistema. O e-SUS AB é um incorporador dos sistemas de informação em saúde que já existem. Minha visão é promissora no município de São Pedro da Aldeia. Já estamos instalando os computadores com o programa nas unidades da rede”, disse Dr. Adebal da Silva, assessor técnico.

O e-SUS AB é um software gratuito criado pelo Ministério de Saúde e oferecido aos municípios para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. A plataforma implanta o prontuário eletrônico que reúne todo o histórico dos pacientes. Além disso, é uma ação alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

“Nos reunimos para discutirmos medidas que vão ser aplicadas com a implementação do programa e-SUS. A importância do uso dele é grande, pois irá gerar indicadores de saúde”, disse Adriana Brant.



Visando a melhoria da qualidade de informação e dos indicadores, os participantes discutiram medidas que ampliam o uso do novo programa de cadastramento. A importância da informação é fundamental para que os serviços prestados pelas equipes de saúde sejam cada vez mais eficazes.

“As equipes estão se aperfeiçoando e adequando às diretrizes do e- SUS. Essa plataforma não só ajuda na agilidade do atendimento, como nos concede indicadores para transformarmos em medidas de melhoria na realidade de cada unidade de saúde”, disse Jéssica Tavares.

Tópicos: SUS , saúde

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa