Sarau de 5ª comemora um ano em Búzios e marca crescimento do projeto Cidade Biblioteca

Por em 26/04/2016 12h09

Evento especial de aniversário acontece no próximo dia 28, na Biblioteca Municipal, marcando também o lançamento do manifesto e da identidade visual do Cidade Biblioteca

 



O crescimento das iniciativas de promoção à leitura e a poesia em Búzios está refletido no sucesso do Sarau de 5ª, encontro que celebra seu primeiro ano no próximo dia 28, na Biblioteca Municipal. Reunindo amantes das letras, grupos ligados à área da educação, da cultura e da sociedade em geral, o sarau tem como objetivo apreciar a arte da palavra e interagir com alguns dos personagens do dia a dia na cidade. Sempre com um tema específico, o sarau é aberto a toda a população e tem, como objetivo, promover o hábito da leitura. O projeto tem a parceira da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico através da Biblioteca Pública Municipal Francisca Maria de Souza (Dona Chica).

 

O Sarau de 5ª é parte integrante do projeto Cidade Biblioteca, que está desenvolvendo mais de uma dezena de ações no município voltadas ao hábito da leitura. O projeto lançou, recentemente, o seu manifesto e sua identidade visual por meio de sua página no Facebook. Entre as ações do Cidade Biblioteca está também a Biblioteca Andante que se espalha em atividades por toda a cidade, o Ponto de Leitura montado na Feira Periurbana, a Cine Biblioteca dialogando com o cinema no Cine Teatro da Rasa, a distribuição de textos e livros nos pontos do transporte público e dentro das vans, um programa semanal de poesia na Rádio Estação 104 entre outras.

  

PERSONAGENS DO SARAU DE 5ª

 

O encontro com figuras do cotidiano buziano é uma das formas de aproximar a ficção da realidade da cidade. Já foram convidados para dialogar com o público do sarau os produtores rurais da Feira Periurbana de Búzios, representantes de uma comunidade quilombola, moradores históricos e lendários, um autor local de literatura de cordel e outros artistas. Os convidados são escolhidos de forma a complementarem o tema de cada edição, trazendo suas experiências e permitindo uma reflexão crítica sobre a vida urbana, suas belezas, poesia e desafios. Nesta edição de aniversário procuramos convidar as pessoas que fizeram parte deste um ano de vida e homenagear a turma que desde abril de 2015 faz o Sarau de 5ª acontecer. No final da festa, realizaremos o tradicional lanche coletivo onde todos estão convidados tanto a participar quanto a trazer um alimento para partilhar. 

 

MANIFESTO POR UMA CIDADE BIBLIOTECA

 

Neste mês, o Cidade Biblioteca lançou também seu manifesto, que traz os principais valores e objetivos do movimento, entre eles transformar a sociedade e promover a coletividade a partir da leitura, do conhecimento e da cultura. “O livro cumpre um papel fundamental no desenvolvimento social e humano dos indivíduos. A leitura, uma das formas mais antigas e acessíveis de contato com a fantasia e a história, promove transformações profundas no intelecto e na sensibilização de homens e mulheres com o mundo ao seu redor”, diz um dos trechos.


 SERVIÇO

 

Sarau de 5ª

Data: 28/04 quinta-feira (sempre na última quinta-feira do mês)

Local: Biblioteca Pública Municipal Francisca Maria de Souza (Dona Chica), na Praça da Ferradura-Dona Dita

Hora:  16h

Entrada Franca


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada