“Sarau de 5ª” exalta a poesia negra e a literatura de Lima Barreto

Evento acontece na última quinta-feira do mês, na Biblioteca Municipal

Por Ascom Búzios em 23/11/2015 13h53
Apreciar a arte da palavra, promover a poesia e a prosa, reunir os amantes da literatura e interagir com alguns dos personagens do dia a dia na cidade de Búzios. Essa é a proposta do “Sarau de 5a”, que acontece na última quinta-feira de cada mês, na Biblioteca Municipal. Sempre com um tema específico, o sarau é aberto a toda a população e tem como objetivo promover o hábito da leitura. O projeto tem a parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Patrimônio.

O encontro com figuras do cotidiano buziano é uma das formas de aproximar a ficção da realidade da cidade. Já foram convidados para dialogar com o público do sarau os produtores rurais da Feira Periurbana de Búzios, representantes de uma Comunidade Quilombola, moradores históricos, lendários da cidade, cordelistas, escritores e outros artistas. Os convidados são escolhidos de forma a complementarem o tema de cada edição, trazendo suas experiências e permitindo uma reflexão crítica sobre a vida urbana, suas belezas, poesia e desafios.

A próxima edição, que ocorrerá no dia 26 de novembro, será em referência à poesia negra e à literatura de Lima Barreto, importante autor nacional que dedicou sua escrita aos subalternos, negros e mulatos do Brasil na virada do século XIX e XX. O país, que segundo o autor era uma “África disfarçada”, estava marcado por dois acontecimentos importantes: a abolição e o início da República. Lima Barreto ambienta sua literatura neste cenário e nos presenteia com uma escrita marcada pelo preconceito racial vivido neste período e ainda não superado nos dias de hoje.

 
 
Serviço:
“Sarau de 5a”,
Data: 26 de novembro
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública Dona Chica  - Av. José Bento Ribeiro Dantas,  nº 815, lojas 6 e 7, Portal da Ferradura
 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!