Saúde fará multivacinação este mês em Maricá

A campanha tem a finalidade de avaliar e, se necessário, vacinar as crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos.

Por MaricaInfo em 02/09/2016 14h20

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Multivacinação dos dias 19/09 a 30/09, das 8h às 17h. Sábado (24/09), será o dia ‘D’ de Mobilização Nacional e a população também poderá se vacinar neste dia. Neste período serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário vacinal da criança e do adolescente. A campanha tem a finalidade de avaliar e, se necessário, vacinar as crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos.


Núbia Brum é coordenadora do Programa Municipal de Imunização e explica como será o funcionamento da campanha. “A multivacinação visa atualizar as cadernetas de crianças de todas as idades e de adolescentes. Para isso, estarão disponíveis as vacinas Pentavalente, Rotavírus, Pólio intramuscular, Meningocócica c, Pneumo 10, Hepatite A, Antitetânica, Tríplice Viral, Varicela, Pólio oral, Hepatite B e HPV quadrivalente, em todas as unidades (com exceção do PSF Santa Paula), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h”, adianta. “Vale destacar que a vacina BCG estará disponível somente no Posto Central, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h30”, acrescenta a coordenadora.


Ainda segundo Núbia, as vacinas serão administradas de acordo com a indicação do Ministério da Saúde e para isso, serão observadas idade e doses. Afirma também que neste ano não haverá a Campanha Nacional contra a Poliomielite. “Não haverá a popular campanha da gotinha. Então, a vacina Pólio oral será oferecida às crianças com idade de 15 meses e 4 anos, que necessitem de reforço 1 ou reforço 2 contra a pólio”, continua, explicando ainda que a vacina DTP administrada em crianças de 15 meses e 4 anos está em falta em todo o território nacional. “Para as crianças que precisam desta vacina o Ministério da Saúde recomenda o uso da Pentavalente em substituição à DTP”, esclarece. Durante o período da Campanha Nacional de Multivacinação também haverá a vacinação contra a HPV para meninas de 9 a 13 anos.


A campanha de multivacinação é uma oportunidade para toda a família se imunizar. Para participar é necessário apresentar a caderneta de vacinação. “Pedimos aos pais e responsáveis que levem crianças e adolescentes em qualquer Unidade de Saúde para a avaliação da caderneta. Caso seja verificada falta de alguma vacina, esta será administrada no momento. Como é uma campanha de atualização de caderneta não há metas a cumprir, entretanto, é importante que as cadernetas de vacinação sejam avaliadas para assegurar a proteção de nossas crianças e adolescentes contra várias doenças”, disse a coordenadora.


A vacinação acontecerá nas unidades PSF Recanto, Jardim Atlântico, Santa Rita, Inoã I, Inoã II, Chácara de Inoã, São José I, São José II, Ponta Grossa, Retiro, Mumbuca, Bairro da Amizade, Ubatiba, Espraiado, Bambuí, Barra e Guaratiba. Postos de Saúde Central, Ponta Negra, São José II, Inoã, Santa Rita e Itaipuaçu, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Apenas o PSF Santa Paula não disponibilizará vacinas. 


Vale destacar, que no dia ‘D’ de vacinação, que acontecerá no sábado, 24/09, a equipe do PSF Santa Paula estará realizando a vacinação na Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins, das 8h às 16h.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa