Secretaria de Esporte e Lazer divulga calendário comemorativo do aniversário da cidade

Eventos começam já neste sábado e serão realizados até o início da segunda quinzena de dezembro

Por Ascom Cabo Frio em 04/11/2015 09h58

Para comemorar os 400 anos de fundação, a Prefeitura de Cabo Frio preparou uma programação especial alusiva ao quarto centenário, celebrado no próximo dia 13 de novembro. São eventos realizados e apoiados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que têm início em novembro e serão realizados até o início da segunda quinzena de dezembro.

 

A programação começa no próximo sábado (7/11) quando será realizada a 3ª Copa de Ginástica Artística no ginásio Aracy Machado. A copa é uma grande confraternização e apreciação das modalidades e estimula a prática e o aprimoramento de ginastas nos mais diversos níveis.

 

No domingo acontece mais uma etapa dos Jogos Estudantis com as modalidades de handebol e tênis de mesa. A competição estudantil tem eventos previstos também nos dias 14, 22, 28 e 29 de novembro, e ainda preveem basquete e cabo de guerra para fechar a edição deste ano.

 

No dia 10 de novembro o ginásio Aracy Machado recebe o Festival das Escolas da Coca-Cola que é um evento de celebração que incentiva a vida ativa dos alunos e festeja e indica os condutores da Tocha Olímpica das próximas olimpíadas que acontecem no Rio de Janeiro em 2016.

 

Na véspera da data em que a cidade completa 400 anos, no dia 12, o estádio Correão recebe a Copa Intercolegial de Futebol, que reúne os colégios particulares da cidade para uma grande confraternização.

 

13 de novembro

No dia do aniversário de Cabo Frio, dois eventos acontecem na Praia do Forte. O Festival Gerações do Surf começa na manhã do dia 13 e segue até o dia 15, levando diversos surfistas a deslizarem nas ondas do principal cartão-postal da cidade. O outro evento do dia será realizado ao lado dos quiosques e começa na parte da tarde, quando o Passeio Ciclístico dos 400 Anos roda toda a cidade, levando milhares de ciclistas a festejar esta data tão importante.

 

Na manhã do dia 14, no estádio Correão, acontecem as finais da Copa Lagos de Futebol, que reuniu equipes de diversas cidades da Região dos Lagos, nas categorias sub15 e sub17. Na parte da tarde, ainda no Correão, será realizado um amistoso da seleção master de futebol de Cabo Frio contra a seleção de Volta Redonda, reunindo os ex-jogadores que fizeram história na cidade. No dia 15 de novembro (domingo), na Praia do Forte, a Liga Litoral Vôlei de Praia realiza mais uma etapa do Circuito Litoral, nas categorias sub 19 e adulto.

 

Semana pós-comemoração

Mesmo depois dos festejos dos 400 anos, a programação não para. Entre 20 e 22 de novembro, a cidade de Cabo Frio recebe os Jogos Universitários do Rio de Janeiro, onde milhares de estudantes de diversas faculdades do estado ocupam os hotéis da cidade para disputas esportivas em variados pontos da cidade.

 

No dia 21 (sábado), o estádio Correão recebe um amistoso de rugby entre o time de Cabo Frio, atual campeão da Série B estadual; e o Niterói Rugby, atual campeão da série A do estado. No domingo (22) o projeto “Crescendo com o Esporte” realiza um seminário de Muay Thai na Universidade Estácio de Sá, que reúne professores da modalidade para um fórum de debates.

 

Ainda pelo “Crescendo com o Esporte”, no dia 28 (sábado) acontece no Ginásio Aracy Machado um festival de judô com os alunos do projeto socioesportivo da Secretaria de Esporte e Lazer. No domingo, a Liga Municipal Cabofriense de Vôlei de Quadra realiza na Universidade Estácio de Sá um torneio adulto de quartetos que virão de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. A competição tem o intuito de arrecadar fundos para realização de eventos de vôlei na Praia do Forte.

 

Dezembro de novidades

Em dezembro, as comemorações continuam, e no dia 5 (quinta-feira) a Secretaria de Esporte e Lazer realiza a apresentação de uma novidade esportiva na cidade, os Jogos Universitários (JUCAF). Será uma competição paralela aos Jogos Estudantis, onde reúne apenas as universidades da cidade para disputar diversas modalidades esportivas. Para apresentar o JUCAF, acontece na praia um torneio-início com handbeach e futevôlei.

 

Outra novidade em dezembro é o 1º Cabo Frio Paper Wings, que é a competição de aviões de papel, semelhante a que a Red Bull realiza ao redor do mundo. O evento será realizado no Ginásio Aracy Machado no dia 6 (domingo).

 

Para encerrar as comemorações e o calendário esportivo de Cabo Frio no ano de 2015, no dia 18 de dezembro (sexta-feira) acontece a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, no estádio Correão.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!