Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio promove reuniões sobre Plano Participativo

Moradores e comerciantes do Peró e Tamoios estão sendo convocados

Por em 10/01/2018 10h09
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio está convocando moradores e comerciantes de vários bairros de Cabo Frio para uma série de reuniões que vão discutir assuntos voltados para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana como trânsito, estacionamentos, transporte público, ciclovias, acessibilidade, pedestres, entre outros.
 
A primeira reunião deste ano será nesta terça-feira (16), às 19h, no Hotel La Plage, no Peró, com moradores e comerciantes do bairro e também do Cajueiro, Ogiva, Guriri, Bosque do Peró, Pontal do Peró/Caravelas, Ilha do Japonês/Caminho Verde, Praia das Conchas, Gamboa, Jacaré, Alphaville e Condomínio dos Pássaros. A segunda reunião será na próxima terça-feira, dia 23, às 19h, no auditório do Centro Administrativo no Shopping UnaPark, em Unamar, com a presença de moradores e comerciantes de Tamoios. Também serão agendadas reuniões no Centro, São Cristóvão e Jardim Esperança.

O calendário das ações de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio prevê, ainda, uma série de outras ações. Em fevereiro a Secretaria de Mobilidade Urbana vai promover pesquisas complementares, eventos técnicos (com especialistas) e reuniões setoriais (sociedade civil organizada).
 
Para março está prevista a elaboração do prognóstico e também a criação do modelo integrado de mobilidade e uso do solo, além da elaboração da política municipal de mobilidade urbana, bem como a formatação da lei em acordo com a política federal.

Em abril será vez da definição de propostas para intervenção nos sistemas de mobilidade do município, subsidiadas pelo desenvolvimento de estudos e projetos técnicos complementares. Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em abril e o Plano seja colocado em prática ainda neste primeiro semestre.
 
O Plano foi lançado em junho de 2017, no auditório da Prefeitura. Os delegados inscritos participaram de uma capacitação no início de novembro que teve por objetivo transmitir conceitos sobre mobilidade urbana utilizados na política nacional (Lei 12.587 de 2012). Cerca de 100 delegados participaram das palestras promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, discutindo temas como “a cidade que queremos” e “como construir a cidade que queremos”. A ideia é que os delegados possam agir como formadores de opinião para difundir os conhecimentos em seus bairros.


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política