Secretaria de Transportes busca solução para mudança em horários de linhas de ônibus

Por em 16/10/2015 17h00

A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Transportes (SETRA), tem realizado reuniões com a empresa concessionária de transportes públicos no município após a mesma alegar que mudanças em horários de várias linhas seriam necessárias.

A SETRA esclarece aos usuários do transporte público municipal que após o anúncio da extinção das linhas 238 (Circular Morro Grande - via Gigi) e 246 (Circular Morro Grande - via UPA) conseguiu recompensar os horários com sobreposição de carros e itinerários.

A linha 239 (Circular Morro Grande - via Bom Jardim) foi mantida, com último horário para o distrito de Morro Grande. Os ônibus continuam passando pelos bairros Bom Jardim e Morro do Coco nos horários de 06h25, 12h55 e 20 horas. A linha 205 (Circular Morro Grande – via Praça da Bandeira) continua com o último horário às 23 horas.

A empresa também alegou a necessidade de extinguir o último horário na linha 204 (Araruama x Praia Seca), mas ficou mantido o último horário de saída do Centro para o 4° distrito às 23 horas, com uma redução de apenas 15 minutos.

A linha 207 (Araruama x São Vicente - via Morro Grande) passou a ser carro de turno único, devido à demanda de moradores em horários específicos do dia. Logo, a linha operará em horários de rush, no início da manhã, meio do dia e início da noite.

Após a licitação dos transportes, que ocorreu no ano de 2013, o passageiro passou a ter direito de optar pelo Sistema de Integração com o Cartão Popular, adquirido na Setransol. Atualmente, 5 linhas municipais (10 ônibus) passam na UPA, com intervalos médios de 15 minutos. Na Gigi, 6 linhas municipais (11 ônibus) seguem itinerário pela RJ 106, com intervalos médios de 20 minutos.

A Secretaria de Transporte está mobilizada a reverter a atual situação no que tange a horários e itinerários, principalmente em relação às últimas partidas (23 horas).

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada