Secretário Estadual de Saúde visita as instalações de saúde de Araruama

Por em 15/03/2016 15h14

Em atendimento à agenda solicitada pela deputada estadual Marcia Jeovani (PR-RJ) e pelo prefeito Miguel Jeovani (PMDB-RJ), o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, visitou no sábado, dia 12 de março, as instalações de saúde do município e deliberou diversas ações para a melhoria no atendimento à população.

 

Logo pela manhã, o secretário despachou no Pólo de Saúde e na UPA 24 horas as demandas de pacientes que necessitam de transferências e encaminhamentos para hospitais especializados e de alta complexidade na rede estadual. No distrito de São Vicente Paulo, esteve no Hospital Municipal Prefeito Armando da Silva Carvalho, que atende em média 300 pacientes para cirurgia geral e dispõe de uma Unidade Intermediária (UI) que foi instalada pelo prefeito Miguel Jeovani no início de 2013. Viu “in loco” as dependências da Fundação Hospitalar São Silvestre, conveniada com o SUS, e do futuro Hospital da Mulher e da Criança, que irá funcionar na antiga Casa de Caridade, prédio desapropriado pela atual gestão.

 

"Estamos aqui a convite da deputada e do prefeito para conhecer todas as estruturas de saúde do município. Araruama tem bons equipamentos de saúde e o estado do Rio de Janeiro, por ordem do governador Pezão, está aqui para apoiá-los, e que a gente possa ampliar esse atendimento nessa cidade tão acolhedora. Historicamente, a importância de Araruama é muito grande para a região, já que a UPA 24 Horas é porta de entrada do acolhimento do GSE (Grupamento de Socorro de Emergência) da Via Lagos e consequentemente superlota a unidade. Vamos ajudar a prefeitura a oferecer uma saúde ainda melhor para a população", assegurou o secretário de estadual de Saúde Luiz Antônio Teixeira Junior.

 

O prefeito de Araruama Miguel Jeovani reforçou a importância da parceria com o governo estadual para aumento do número de leitos no município e cobrou a transferência de recursos para a Unidade de Pronto Atendimento. A deputada estadual Marcia Jeovani aproveitou a oportunidade para falar doprojeto de lei nº 488/2015 de sua autoria que dispõe sobre a transparência dos leitos vagos e ocupados nos hospitais do estado do Rio de Janeiro.

 

Hoje, muitas famílias precisam recorrer à justiça para garantir a transferência de pacientes para as unidades hospitalares estaduais. Em Araruama, por exemplo, os pacientes que dão entrada na UPA 24 horas e precisam ser removidos para hospitais que atendam demandas mais graves sofrem com essa espera da Central de Regulação de Vagas. Temos que suprir essas necessidades de acolhimento dos pacientes nas unidades e com a aprovação do projeto a central de vagas vai ter que disponibilizar diariamente em seu site as informações quantos leitos estão ocupados e livres nos hospitais credenciados no SUS", afirmou Marcia Jeovani.

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa