Técnicos da Assistência Social participam de capacitação sobre Proteção Especial em São Pedro

Dentre os temas discutidos teve o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

Por em 11/08/2016 09h30
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu nesta quarta-feira (10) mais uma capacitação para os técnicos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.  Abordando o tema “Serviços Socioassistenciais na Proteção Especial”, a qualificação reuniu mais de 30 profissionais, incluindo a subsecretária das pastas, Olívia Sá, e a coordenadora das Proteções Sociais Básica e Especial, Wânia Arruda.



O encontro foi ministrado pela subsecretária de Trabalho e Renda de Nova Friburgo, Simone de Almeida, e pela coordenadora de Serviço Social do Hospital Municipal Raul Sertã, também de Nova Friburgo, Cintia Barbosa. 

“A proposta é amarrar o trabalho que se iniciou na capacitação anterior. Tivemos um encontro na parte da manhã com os técnicos e, na parte da tarde, discutimos essas questões com a gestão. Nosso desejo é que os servidores aproveitem a oportunidade, se apropriem do conhecimento compartilhado, tirem todas as dúvidas sobre o tema e alinhem o pensamento", declarou a subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá.

Realizada no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos, a capacitação abordou os serviços oferecidos em equipamentos de média complexidade (CREAS) e alta complexidade (abrigos e asilos). Dentre os temas discutidos estiveram o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, Serviço Especializado em Abordagem Social, e o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços a comunidade (PSC), entre outros.

Subsecretária de Trabalho e Renda do município de Nova Friburgo, Simone de Almeida destacou a temática trabalhada durante a qualificação. "No nosso primeiro encontro, falamos sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como um todo e os serviços ofertados na Proteção Social Básica. Voltamos para abordar os serviços oferecidos na Proteção Social Especial, porque precisávamos falar um pouco mais sobre os equipamentos de média e alta complexidade que existem no município", comentou.

Cintia Barbosa, coordenadora de Serviço Social do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, ressaltou a importância do trabalho de capacitação continuada oferecido pela Prefeitura. "Esse é um trabalho enriquecedor. 

A Secretaria de Assistência Social de São Pedro da Aldeia procura sempre trazer alguém de fora para compartilhar experiências, o que é muito importante para trazer a realidade de outros municípios, além de servir como uma experiência de adequação do serviço", afirmou.Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com seis CRAS localizados nos bairros Alecrim, Balneário das Conchas, Morro do Milagre, Porto da Aldeia, Rua do Fogo e São João, e um CREAS, no centro da cidade, além da Casa de Acolhimento Municipal, no Balneário.  

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada