TransFormar: Educação explora leitura como instrumento para construção de novos conhecimentos

Viajar com nossos meninos e meninas pelas páginas dos livros é uma missão especial para os professores das escolas e creches municipais de Casimiro de Abreu, um hábito diário que vai muito além de uma simples leitura. É buscando aprimorar essa prática com nossos mais de 7 mil alunos, que a equipe da Secretaria de Educação e as Unidades de Ensino se reúnem periodicamente com o projeto Transformar, do Instituto João e Maria Backheuser. Nesta terça-feira, dia 7, foi dia de mais um encontro enriquecedor para alguns de nossos professores orientadores, com o olhar sempre focado em nossos alunos.

A coordenadora do departamento de Ensino da Secretaria de Educação, Renata Neves, explica que esses momentos fazem parte do processo de formação e aprimoramento da prática. “A gente faz o papel de multiplicador, recebe capacitação dos profissionais do projeto e passa adiante aos professores orientadores e aos professores de sala de aula. Eles, por sua vez, praticam com os alunos. Nos momentos de leitura, as ações com os estudantes são gravadas em vídeos pelo celular e depois utilizadas para análise e intervenções “, explicou.

Renata acrescenta que em sala de aula, os professores buscam explorar detalhes da capa, desde o nome do autor até as imagens. “Folheando as páginas, os alunos são estimulados a trazer para suas vivências elementos e detalhes das histórias”, completou a coordenadora.

Para os estudantes, cada leitura é um momento único, quando surgem novas experiências que vão, aos poucos, contribuindo para a formação do conhecimento de cada um, um olhar individual para o meio que os cerca.

A cada encontro, o projeto Transformar fortalece essa grande parceria entre o Instituto João e Maria Backeuser, idealizador do projeto, e a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação.

O Transformar promove a capacitação de diretores, professores orientadores e equipe técnica da secretaria com o objetivo de apoiar a gestão do ensino oferecido às crianças e jovens do município. Trata-se de uma formação continuada visando o aprimoramento da gestão do sistema escolar e a prática de leitura diária nas salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I.

TransFormar – Criado em 2015, o projeto é uma iniciativa do Instituto João e Maria Backheuser, realizado em parceria com a organização CEDAC e Prefeitura de Casimiro de Abreu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here