Tudo sobre a Região dos Lagos

Por Suely Pedrosa em 16/05/2016 09h02

Parabéns!


Preciso e quero cumprimentar pela coluna os dois advogados: Doutores Ricardo Massa e Dr. Leonardo Rubim esse que brilhantemente ganhou um processo meu, muito difícil, trabalhoso, contra uma famosa instituição. Parabéns, desejo mais sucesso, hoje em dia é raro isso!


Grande prazer!


Tive o prazer de encontrar com o Tenente Coronel André Henrique de Oliveira, comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar em Cabo Frio. Muito atencioso, encontrou as pessoas que circulavam ali pela Praia do Forte. Estamos pontos para colaborar.


Laudo: Megalomania


Onde já se viu ficarmos pagando aluguel carros, seguranças, viagens pelo país e fazer campanha de dentro do planalto, contra o governo. E tudo no estilo Venezuela, Cuba e etc... Ah e o salário...


Aniversariantes de Maio!


Vanessa Galvão (02/05), nossa querida jornalista, Monique Amorim (13/05), Rodolfo Pedrosa (14/05), José Bonifácio (15/05), José Corrêa (15/05), Sergio Santa Rosa (18/05) e o juiz Leonel Antunes Pinheiro (21/05).


Aniversário


Amigo Gilson festejou com amigos o seu aniversário. Gilson é esposo de Sueli e proprietário do delicioso Restaurante da Ponte. Estou aguardando o elevador no restaurante!


Quem vai pagar a conta?


Na primeira reunião do Senado, soube que se afastada, Dilma viajaria por todo o Brasil, morando bem, recebendo salário, etc, etc. Dá um tempo. Hoje aliviada, vejo o término da história para os 180 dias. Graças a Deus.


Parabéns


Nossa amiga, jornalista Monique Amorim, vai comemorar bem o aniversário com familiares e amigos. Ela faz parte da equipe do Jornal de Sábado. Saúde e paz!


18 anos


Queridos amigos, empresários Alex e Mauricia da Lux, comemoram 18 anos de casamento com Enzo e Mel, os seus lindos filhos.


A Orla


Dia 15, às 19h, domingo, a orla de Araruama vai receber nova iluminação. Também receberá espaços para praticar esportes e caminhadas, trazendo nova vida para a cidade. É um presentão para a população da “Perola dos Lagos”. Boa iniciativa do prefeito.


Arte


Em Búzios, acontece o “1º Circuito de Arte”, que vai até o dia 14 de maio. Em vários pontos da cidade.


Câmeras


Já comentei várias vezes sobre a necessidade de colocação de câmeras em Cabo Frio. Em Rio das Ostras colocaram e está dando resultados.


Homenagem


Presto uma singela homenagem daqui de Cabo Frio para o mundo, justíssima, ao comandante Pedro Luis Deslandes Braga, reproduzindo uma pequena parte de seu extenso e brilhante currículo. Pedro Deslandes Braga, filho de Flávio Braga, ex-diretor da Casa Ada Moeda do Brasil e Altair Deslandes Braga que tenho muita honra, são meus tios.

 

Segue a Biografia do Pedro Luis Deslandes Braga: 


PEDRO LUIS DE ARAUJO BRAGA, natural do Rio de Janeiro, 29.06.1926, escreveu, entre outros, CAPELA EVANGÉLICA, sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto editado. Filho de Flávio de Araújo Braga e Altair Deslandes Braga. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou.


Com 20 anos de idade, em 28.12.1946, foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria. Em 01.12.1949, com 23 anos, casou-se com Maria Dulce, com quem teve os filhos Suzana Maria, Arthur Afonso e Paulo César. Como militar (General-de-Exército), por mais de 48 anos de efetivo serviço, teve atuação em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cursou a Escola de Material Bélico, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado Maior do Exército e Escola Superior de Guerra.


Comandante da 16ª Brigada de Infantaria Motorizada, Diretor de Administração Financeira do Exército, Comandante Militar do Planalto e 11ª Região Militar, Secretário de Economia e Finanças e Comandante Militar do Sudeste.


É Mestre em Aplicações Militares e Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares.
No exterior integrou o 3º contingente do “Batalhão Suez”, compondo a Força de Emergência das Nações Unidas, como Oficial de Informações e de Operações. Foi selecionado também para o cargo de Assessor Militar Brasileiro junto à Escola de Comando e Estado Maior do Exército dos EUA, cumulativamente com o cargo de Redator-Editor da Edição Brasileira da “Military Review”. Como Chefe da Seção Brasileira , era um dos apenas seis estrangeiros considerados membros do Estado-Maior daquela Escola e instrutores no Departamento de Estratégia.


Ao término de sua missão, recebeu, em reconhecimento ao seu trabalho e em cerimônia oficial, o diploma e o distintivo de conclusão do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército dos EUA.

Presbítero da Igreja Presbiteriana de Copacabana, onde dirige o Departamento de Educação Cristã e professor de uma grande classe de adultos da Escola Bíblica Dominical.

Membro titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil, na Cadeira 32, cujo Patrono é o Poeta Jônatas da Cunha Braga, primeiro ocupante. Antes do General Pedro Luis, foi segundo ocupante desta Cadeira 32, Abraão de Almeida.

Conselheiro do SASE – Serviço de Assistência Social Evangélico e da FBS Fundação Bênçãos do Senhor. Presidente de Honra da UMCEB – União de Militares Cristãos Evangélicos do Brasil. Decano da Capela Evangélica da Vila Militar. Considerado “Personalidade Evangélica do Brasil”.


Possui um acervo de 24 condecorações, dentre as quais se destacam as da Ordem do Mérito Militar, no mais alto grau – Grã-Cruz; e as das Ordens do Mérito Naval, do Mérito Aeronáutico, do Mérito das Forças Armadas, do Mérito Judiciário e do Rio Branco, todas no grau de Grande Oficial.


Em 27 de outubro de 1957, perdeu sua filha Suzana Maria, quando completara sete anos de idade. Em 25 de agosto de 1993, perdeu sua primeira esposa Maria Dulce, com quem foi casado por quase 44 anos. Do filho mais moço tem duas netas: Vanessa e Ana Paula. O General do Exército Pedro Luis de Araújo Braga é casado, desde 1996, em segundas núpcias, com Iza Silva de Araújo Braga, que era também viúva. Mencionado no site da Igreja Presbiteriana de Copacabana.

Apesar de sua importância, não é estudado no DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001, 5 volumes, 6.211 páginas), da Fundação Getúlio Vargas e nem é convenientemente referido, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.

É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br

Leia mais: http://www.aelb.org/patronos/a32-jonathas-braga/


Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa