UVA participa de Encontro Científico do Parque Estadual da Costa do Sol

Inventário das aves da Lagoa de Araruama será apresentado no encontro

Por Redação JS em 18/10/2016 12h19

O professor Eduardo Pimenta, coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, participa, nesta quarta-feira, 19, a partir das 14h, do II Encontro Científico do Parque Estadual Costa do Sol, com a palestra "Inventário da Avifauna da Lagoa de Araruama", que será ministrada em parceria com o ambientalista Antonio Angelo Marques. Ambos integram o Grupo de Observadores de Aves da Região dos Lagos, sediado na Universidade, que tem estimulado a atividade de birdwatching, além da educação ambiental, contribuindo para o registro e identificação de espécies que habitam e/ou visitam a consta fluminense.

 

Professor Pimenta lembra que o ecossistema da laguna é muito rico e atrai aves migratórias de vários lugares, por isso percebe-se uma sazonalidade em relação a presença das espécies. “Os habitats escolhidos ao longo de sua odisseia priorizam estratégias de sobrevivência e a Laguna Araruama é um dos mais representativos, tendo grande importância para a conservação dessas aves”, destaca Pimenta, acrescentando que devido às longas travessias, as aves precisam parar para atender necessidades como troca de penas ou reabastecimento energético. O pesquisador acrescenta que um dos motivos desse vai e vem das aves é a fuga de condições desfavoráveis nos períodos em que elas não estão se reproduzindo.

 

Mais de 40 espécies são frequentes em toda a extensão do Parque Estadual Costa do Sol, de acordo com o Grupo de Observadores de Aves, que tem feito registros importantes das aves neste ecossistema.



Foto: Grupo de Observadores de aves da Região dos Lagos

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Outubro Rosa