Vacinação contra a Gripe será antecipada no Rio de Janeiro

As vacinas estarão disponíveis para o grupo prioritário de vacinação a partir do dia 25/04

Por Mateus Moreira em 12/04/2016 11h56

O grupo prioritário de vacinação (Idosos, Gestante, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, pacientes Renais Cronicos) terão o inicio da vacinação contra a Gripe antecipada para o dia 25 de Abril em todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo o Secretario Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, a antecipação da data visa antecipar de forma preventiva a imunização das pessoas que estão no grupo de prioridades para a campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

“Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando – explicou”.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado tem cerca de 4 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de prioridades, a expectativa da Secretaria é de imunizar pelo menos 80% destes grupos, que incluem, além de gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos e pacientes portadores de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio

Para as pessoas que não estão no grupo de prioridades às vacinas estarão disponíveis a partir do dia 30/04, data em que a campanha nacional de vacinação terá inicio em todo o Brasil. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Violência desenfreada