Vacinação contra HPV

Por Vilma Matos em 07/03/2016 11h29

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início ao mês de Campanha de Vacinação contra o HPV na próxima terça-feira. A vacina é indicada para meninas de 9 a 13 anos, que poderão receber a primeira dose.  O HPV está relacionado à cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacinação, que acontece durante todo ano, terá o mês de março para reforçar a importância da imunização contra o HPV entre as crianças e adolescentes. 


A novidade da campanha em 2016 é o novo esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde, composto por duas doses da mesma vacina quadrivalente, sendo a segunda, seis meses depois da primeira. Até o ano passado, para estar totalmente protegida eram necessárias três doses.


Em visita ao Brasil na semana passada, o médico virologista alemão Harald zur Hausen - laureado com o prêmio Nobel de Medicina de 2008 por ter descoberto a relação entre o papiloma vírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero - defendeu que a vacinação contra HPV se estenda também aos meninos. A vacina também estará disponíveis para adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.


Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tios mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo de útero.


No Brasil este tipo de câncer está aumentando entre as mulheres. Ele é o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.    



Vilma Matos

vilmalua@yahoo.com.br

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Corrupção sem fim!