Vereador de Cabo Frio apresenta proposta para a criação da Escola de Pais Gestantes

A ideia, segundo Aquiles Barreto, é que os pais durante o pré-natal, possam adquirir noções básicas de socorro na primeira infância

Por Redação JS em 31/05/2017 11h16
O vereador Aquiles Barreto, atual presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, apresentou na sessão da última terça-feira, 30, a proposta de criação da Escola de Pais Gestantes, uma iniciativa que visa colaborar para a diminuição dos transtornos provocados pelos acidentes domésticos e índices de morbidade, além de evitar sequelas temporárias ou permanentes em crianças.

A ideia, segundo o vereador, é que as ações sejam coordenadas pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social, em parceria com as Instituições de Ensino Superior de Cabo Frio, para que os pais, durante o pré-natal, possam adquirir noções básicas de socorro na primeira infância.

A proposta apresentada está embasada em dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, que mostram que todos os anos 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas por causa de acidentes ou lesões não intencionais. Muitos destes acidentes acontecem no ambiente doméstico, principalmente com crianças pequenas, que ficam mais tempo em casa.

Os números sinalizam ainda que entre os bebês que não completaram o primeiro aniversário e aqueles que têm entre 1 e 2 anos, os acidentes que mais matam são as aspirações de objetos estranhos, como brinquedos e alimentos (sufocação). Já na faixa etária dos 2 aos 4 anos, as estatísticas apontam que os afogamentos e os acidentes de trânsito, a exemplo dos atropelamentos, são os mais fatais. Se analisados os casos de atendimentos em prontos-socorros (e não de mortes) as quedas são a maioria.

“No total, mais de 83 milhões são gastos no Sistema Único de Saúde – SUS- com esse tipo de atendimento, sendo que a maior parte dessas situações pode ser evitada com medidas preventivas simples. É importante que os pais estejam preparados para agir”, declarou Aquiles.

Após aprovação no plenário, a indicação n.º 187/2017 segue para o parecer do Poder Executivo. 

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Delação Premiada