Visita aos faróis em Arraial do Cabo custarão R$80,00

Passeio vai acontecer uma vez por semana

Por G1 - Região dos Lagos em 13/03/2016 20h26

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, divulgou o valor da visitação aos faróis de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O passeio, que faz parte do "Projeto Educacional Ilha do Cabo Frio", vai custar R$ 80 com ida de barco até a ilha, guia pela trilha e visitação a um dos dois faróis. O preço foi considerado alto por internautas, que reclamaram em uma rede social.


"Realmente poderia ser um preço mais acessível, pois assim contemplaria um número maior de pessoas. A iniciativa é ótima o local é maravilhoso mas com esse valor não dá", comentou uma internauta.


Em nota, o IEAPM informou que "o valor previsto para as visitas à Ilha do Cabo Frio tem caráter indenizatório relativo à utilização e manutenção da embarcação de apoio, da atuação dos militares e civis nas partes operativas e administrativas do Projeto e na manutenção das trilhas, da sinalização, dos painéis educativos e demais providências no contexto da execução do Projeto".


Segundo o instituto, a primeira saída para o Farol Novo está marcada para esta sexta-feira (11), às 8h. O encontro será no Museu Oceanográfico do IEAPM, na Praia do Anjos. As próximas visitas estão programadas para os dias 18, para o Farol Velhor, e 25, novamente para o Farol Novo.


Os ingressos são vendidos apenas na hora e as saídas estão condicionadas ao número participantes (mínimo de 5 e máximo de 20), e às condições meteorológicas.


Podem participar maiores de 14 e menores de 68 anos. Todos terão que assinar um termo de responsabilidade sobre a saúde física e mental. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis.


Ainda sobre os valores que foram alvo de reclamações, o IEAPM comentou que vai procurar facilitar a visita por moradores da cidade à Ilha. "Oportunamente será implantado o Projeto Cabista, destinado aos residentes em Arraial do Cabo", disse a nota.


A Ilha do Cabo Frio é um patrimônio da União e está sob jurisdição da Marinha do Brasil, tendo seu acesso normatizado pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que mantém ali um laboratório de pesquisas e dois campos de provas.



Matéria: G1.com

Colunistas

Suely Pedrosa - Social Tudo sobre a Região dos Lagos
Ricardo Sanchez - Esportes O espírito da 10 de Zico
Ademilton Ferreira - Política Os bastidores da política
Vilma Matos - Editorial Famílias destruídas