Nova UBS Praia do Siqueira, em Cabo Frio, oferece serviços de saúde para a população

O subsecretário de Saúde de Cabo Frio, Luis Carlos Souza, esteve visitando, esta semana, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Praia do Siqueira. O espaço possui quatro consultórios, sendo três para médicos e um para a equipe de enfermagem.

O local oferece consultas na área de clínica médica, dermatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, com um profissional para cada especialidade. O atendimento de enfermagem está apto a fazer curativos, consulta de enfermagem, pré-natal, puericultura, preventivo e eletrocardiograma (ECG). Em breve uma sala de vacinas também estará à disposição atendendo crianças, adolescentes e adultos. A UBS Praia do Siqueira também vai oferecer o serviço de saúde bucal, com um dentista atuando na unidade.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. A expansão e qualificação das Unidades Básicas de Saúde têm o objetivo de garantir serviços mais próximos à casa dos cidadãos, na comunidade, com boa estrutura para receber bem e de forma acolhedora o paciente.

Numa UBS, o cidadão poderá ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão; fazer curativos e inalações; tomar vacinas; coletar exames laboratoriais; ter tratamento odontológico; receber medicação básica e encaminhado para atendimentos com especialistas. A nova UBS Praia do Siqueira fica na Rua Olinda, 352, no bairro das Palmeiras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here