Nutrição da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia está realizando avaliações nos alunos

0
259

O setor de Nutrição da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia está realizando avaliações antropométricas nos alunos das creches municipais. A pesagem está é feita por nutricionistas com o auxílio de instrumentos adequados à técnica. Nesta quinta-feira (13), a ação foi realizada na Creche Municipal Tia Márcia, no bairro Poço Fundo.

A avaliação é nas creches integrais do município, em crianças de seis meses a três anos e 11 meses. A medição e pesagem são feitas antes do desjejum.

“O intuito principal dessa ação é saber se a criança está com o peso correto. Os resultados de peso e medida da criança são avaliados com base em uma tabela de referência padrão. A avaliação final será enviada para a creche e, quando necessário, incluirão recomendações da nutricionista”, explicou a nutricionista Sheila Cunha.

A rede de ensino municipal conta com seis nutricionistas, sendo cinco de campo e uma responsável pelas demais. Está prevista, para o próximo semestre, a ampliação de mais três profissionais classificadas em Concurso Público para compor a equipe. Atualmente, o quadro de profissionais do setor é formado pelas nutricionistas Sheila Cunha, Lívia Carvalho, Cristiane Ferreira, Giovana de Azevedo, Márcia Elaine Motta e Patrícia Pinheiro. A Nutrição é dirigida por Fernanda Cordeiro.

A subsecretaria Financeira e responsável pelo setor de Nutrição, Edna Lucena, destaca que as nutricionistas têm diversas tarefas nas unidades escolares, além das avaliações. “Elas precisam verificar a limpeza do ambiente da onde os alunos almoçam, do local onde é feito o alimento, da despensa e da área de serviço; têm essa tarefa de organizar e verificar se todos esses ambientes estão de acordo com a legislação. Cuidam do aspecto da limpeza, da informação disponível do cardápio do dia, de cartazes de orientações educativas. As nutricionistas fazem, ainda, teste de aceitabilidade dos alimentos nas escolas”, explicou.

A atuação das profissionais nas escolas, que ocorre de forma trimestral e ao longo do ano letivo, e o processo de escolha do local de exercício das nutricionistas são estabelecidos por meio da Resolução SEMED nº 10, de 30 de maio de 2019. O documento considera a obrigação de orientar, fiscalizar, avaliar e corrigir os procedimentos adotados para a manipulação e preparo das refeições ofertadas nas unidades escolares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here