Obras na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, entram em fase de finalização

Após cinco meses, as obras da parte externa da Fazenda Campos Novos entram em fase de finalização. Estão sendo revitalizados o Parque de Eventos, o galpão da Compra Solidária e a tradicional Pista de Laço. A previsão do secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves, é que a conclusão dos reparos ocorra em junho deste ano.

O Parque de Eventos recebeu a reforma na cozinha e nos banheiros, e também ganhou um banheiro adaptado, que está em fase de acabamento. O galpão da Compra Solidária, usado pelos produtores rurais, recebeu novas telhas e a instalação de um novo portão. O piso também precisou ser trocado e já está sendo concluído. Na tradicional Pista de Laço foi construído um novo curral com adaptações que diminuam o risco de acidente para os animais. Também foi criada a demarcação de meio fio para evitar a saída areia e o acúmulo de água.

“Foram quatro anos de abandono, com estrutura precária, sem realização de eventos agropecuários. A Fazenda Campos Novos tem grande importância para Cabo Frio devido à sua história. Nós queremos retomar projetos que são tradição na cidade, como a Exposição Agropecuária, por exemplo. A obra também é importante para manter higiene do ambiente, ordenamento do espaço e segurança para os visitantes”, destacou o secretário de Agricultura, Gustavo Gonçalves.

A Fazenda Campos Novos é uma das mais antigas do Brasil, com construção iniciada em 1690 e fazia parte do projeto da Companhia de Jesus para ocupação do litoral fluminense. Em 1832 ela recebeu a visita do maior naturalista de todos os tempos, Charles Darwin, durante sua viagem ao norte fluminense, de 08 a 24 de abril daquele ano.

Em novembro de 2011, o sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan). Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 – todo o conjunto composto pela casa, capela e cemitério passou a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here