Obras no Morro da Guia, em Cabo Frio, começam a ser realizadas nesta quarta-feira

O Morro da Guia, um dos principais cartões postais de Cabo Frio, vai passar por obras. Na quarta-feira (24) a Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio) vai iniciar uma série de reformas no local. A intervenção acontece a pedido do prefeito, dr. Adriano Moreno, e deve durar cerca de 30 dias. Ao todo, serão gastos aproximadamente R$144 mil.

Madeira do deck está cedendo

Quem visita o local percebe que a estrutura está precária. A madeira do deck está cedendo, parte do corrimão está quebrada e não há iluminação. A última reforma foi realizada em 2015. Durante o período de obras, o deck de madeira e o guarda corpo de toda a extensão do morro serão trocados; o quiosque e os dois banheiros serão reformados; e a iluminação refeita, já que os holofotes e fios existentes anteriormente foram furtados.

“Nossa intenção é resgatar a autoestima do povo cabo-friense. Queremos que eles tenham orgulho da cidade maravilhosa que temos, e para isso precisamos revitalizar os nossos espaços públicos. O Morro da Guia será o primeiro de muitos outros”, destacou o prefeito em exercício, Felipe Monteiro.

Ao todo, serão gastos aproximadamente R$144 mil

Além da reforma, o local vai receber um mutirão de limpeza, com poda de árvores, capina e varrição. “A obra representa um olhar cidadão da autarquia com Cabo Frio. Desde o início desse novo governo, passamos a enxergar a cidade com mais zelo. São muitos os espaços que precisam ser recuperados e a Comsercaf vai contribuir para que isso ocorra. A previsão é que a obra seja concluída dentro de 30 dias para que possamos ingressar na alta temporada com tranqüilidade”, explicou o presidente da autarquia, Luiz Cláudio Gama.

Sobre o Morro da Guia

O Morro da Guia, localizado no Largo Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, abriga a capela com a imagem de Nossa Senhora da Guia. O local faz parte de um conjunto arquitetônico religioso e patrimonial do município.

Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora da Guia possuía um altar dedicado a ela no convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio. Mas quando a imagem era colocada lá, misteriosamente aparecia no dia seguinte em cima do morro, que fica atrás do antigo convento. Após várias tentativas, foi feita a “vontade” da santa e erguendo-se uma capela em cima do monte, em 1970, que passou a ser chamado de Morro da Guia.)

Além de toda a história, do alto do morro é possível ter uma das mais belas vistas da cidade, contemplando o Canal do Itajuru, a Praia do Forte, Rua dos Biquinis, as Dunas, e até parte da cidade de Arraial do Cabo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here