Operação conjunta flagra diversas situações irregulares em Tamoios

Agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria do Meio Ambiente realizaram uma ação conjunta neste sábado, dia 10, em resposta à denúncias anônimas quanto à ação de grileiros de terra no Distrito de Tamoios. No total, cinco localidades foram vistoriadas e diversas situações irregulares flagradas, sendo os responsáveis notificados a apresentar a devida documentação e, em uma as situações, foi lavrada multa por descumprimento de embargo anterior.

O primeiro flagrante aconteceu na 5ª Avenida, em Tamoios, onde uma grande área pública estava sendo parcelada (loteada) para fins comerciais (venda de lotes).  No local, foram retirados cercas e mourões e o material apreendido.

Logo após, os agentes se dirigiram à Rua do DPO, onde identificaram e retiraram alicerces que estavam sendo erguidos dentro da Faixa Marginal de Proteção do Rio Gargoá.  As ferragens foram removidas e apreendidas.

Em seguida, na Travessa Coqueiral, também em Tamoios, foi flagrado o início da implantação de um loteamento irregular (parcelamento de solo), sem as devidas licenças ou municipais e serão retirados. Já na Rua 12, em Aquarius, um parcelamento irregular do solo para fins de loteamento foi flagrado em plena atividade, com alguns inícios de construções e placas de venda dos lotes.  Em três delas, foi possível a identificação dos responsáveis e as obras foram embargadas.

Na APA da bacia do Rio São João também foi identificado e retirado um parcelamento irregular do solo em área ambiental e, na localidade conhecida como Chavão, no Parque Veneza, uma pessoa foi multada por descumprir um embargo de paralisação de obra irregular.

“Essas ações conjuntas são muito importantes para que os danos ao meio ambiente sejam interrompidos ainda em seu início. Cada parcelamento irregular do solo causa supressão de vegetação nativa e danos à fauna e, se não for contido no início, pode se transformar em um grande problema”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Para o coordenador de Assuntos Fundiários da Secretaria de Desenvolvimento, Ricardo Sampaio, que acompanhou pessoalmente as ações de hoje, quanto maior o número de operações, mais difícil ficará a vida dos infratores, que vem sendo combatidos e identificados para a devida criminalização pelos atos danosos.

“Esses infratores precisam entender que o cerco está se fechando e as equipes de fiscalização estão atentas e combatendo diariamente os crimes contra a administração e ao meio ambiente. As ações continuarão aos fins de semana para dar mais dinamismo a esse trabalho. A ação deste sábado conseguiu flagrar muitas situações ainda em seu início. Juntando isso às nossas rondas diárias, nos dias de semana, estamos conseguindo sufocar a atuação dessas pessoas. Mais uma vez lembramos que as denúncias são muito importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho, e podem ser feitas pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com, ou pela nossa página no facebook”, informou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here