Palestra encerra “Setembro Amarelo” em São Pedro da Aldeia

Encerrando as ações em prol do “Setembro Amarelo” em São Pedro da Aldeia, a diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, realizou uma palestra sobre prevenção do suicídio e a importância de se falar sobre o tema direcionada aos funcionários da empresa Endicon Engenharia. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (28), na sede da empresa, situada no bairro Campo Redondo.

Convidada a ministrar a palestra na empresa, a diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, falou sobre a iniciativa. “Temos uma incidência muito maior de morte por suicídio nos homens do que nas mulheres. Há uma grande dificuldade, principalmente para os homens, de poder falar mais. O encontro foi muito proveitoso, tanto para eles quanto para nós, estamos aqui para ajudar a população. Existe uma ideia de que o homem tem que ser forte, não pode chorar e tem que ser o provedor, isso tudo contribui para que eles não busquem um posto de saúde. Apesar de não ter sido tão extenso, achei muito importante ter esse momento com eles. Não precisa ser só psicólogo, nós podemos escutar o amigo, o colega, o familiar, e, a partir dessa escuta, provocar um acolhimento e um encaminhamento para a área da Saúde, como temos falado durante toda a semana”, destacou.

O encontro abordou questões como a importância da escuta e da conversa para a prevenção do suicídio, dados estatísticos, questões de prevenção à saúde, como uma situação de crise socioeconômica pode contribuir para uma tentativa de suicídio e população vulnerável, além de enfatizar a importância do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). De acordo com dados do Ministério da Saúde, os municípios que possuem CAPS podem reduzir em 14% as mortes por suicídio. A unidade de São Pedro da Aldeia foi o primeiro dispositivo inaugurado em toda a Baixada Litorânea.

A filial da Endicon Engenharia em São Pedro da Aldeia é a principal sede do Estado do Rio de Janeira e emprega atualmente 537 funcionários, com maioria da mão de obra local e regional. Preconizado pelo Ministério da Saúde, o “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here