Parceria com o IFF oferece cursos de Libras e Letramento em História para professores de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulga o lançamento do edital de seleção para os cursos “Quebrando barreiras na Comunicação: Libras no cotidiano escolar” e “Letramento e História Regional no Ensino Fundamental”. As inscrições são feitas de forma presencial entre os dias 18 e 22 de fevereiro no IFF – Campus Cabo Frio.

Os cursos têm por objetivo oferecer Formação Inicial e Continuada aos docentes efetivos da Rede Municipal de Educação. A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Cabo Frio e o IFF, organizada pela Coordenação de Formação Continuada e o Departamento de Orientação Educacional/Gerência de Educação Especial.

Coordenado pela Professora Mestra Cátia Ramos, com carga horária de 120h/a e dividido em dois módulos, o curso “Quebrando barreiras na Comunicação: Libras no cotidiano escolar” tem o objetivo de difundir a Língua Brasileira de Sinais, sensibilizando os profissionais sobre os direitos da inclusão de pessoas surdas através de conhecimentos básicos para compreensão e produção de palavras e frases, construindo situações comunicativas.

Será oferecido um total de 30 vagas, direcionadas aos docentes efetivos da Rede Municipal que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I ou lotados em Salas de Recursos com um ou mais alunos surdos no ano letivo de 2019. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Professor Zélio Jotha, no bairro São Cristóvão, com início no dia 21 de março. Acesse o edital completo aqui.

O curso “Letramento e História Regional no Ensino Fundamental”, coordenado pelo Professor Doutor Vinícius Teixeira Santos, pretende desenvolver reflexões sobre a importância da História Regional, realizar discussões para mapeamento dos principais problemas no desenvolvimento do trabalho com a história da região em sala de aula, analisar as noções sobre o tema e as possibilidades para produção de atividades pedagógicas sob o aspecto do patrimônio histórico-cultural local.

Serão 60 vagas disponibilizadas aos docentes efetivos da Rede com licenciatura específica correspondente aos anos iniciais do ensino fundamental ou curso normal, ou ainda, com licenciatura em História, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e Pedagogia. O curso terá carga horária de 40h/a e será ministrado na Escola Municipal São Cristóvão, no bairro São Cristóvão. A aula inaugural acontece no 20 de março, no Auditório do Bloco A, IFF – Campus Cabo Frio. Acesse o edital completo aqui.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 e 22 de fevereiro, de forma presencial no IFF – Campus Cabo Frio. Os interessados devem acessar o link disponibilizado para cada curso e seguir as orientações de preenchimento e entrega de documentos. Também nos links é possível acompanhar o cronograma de datas desde a inscrição até o início do curso. O IFF Campus Cabo Frio fica na Estrada Cabo-Frio-Búzios, s/nº – Baía Formosa – Cabo Frio – RJ.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here