Passeio histórico vai abordar cultura das religiosidades em Cabo Frio nesta sexta (11)

A Superintendência de Turismo Histórico e Social, da Secretaria de Turismo, realiza nesta sexta-feira (11) a atividade Caminhos da Religiosidade, uma vertente do projeto Caminhos da História que vai percorrer monumentos históricos religiosos da área central da cidade, abordando a cultura e tradições das crenças locais. O passeio terá concentração às 17h, no Largo São Benedito, na Passagem. A ação é gratuita.

O passeio começa na Capela de São Benedito, construída por escravos no século XVII, seguindo para Capela Santa Isabel, nas dependências hospital com o mesmo nome. De lá, a atividade prossegue para a Igreja Metodista Central , Igreja Católica Apostólica Brasileira (Igreja de São Jorge) e Igreja Nossa Senhora de Assunção. A ação será finalizada no Museu de Arte Tradicional e Religiosa de Cabo Frio (Mart). A recomendação é que o participante use roupas leves e protetor solar. O passeio pode ser cancelado em caso de chuva.

“Estamos retomando e estreando as ações voltadas ao turismo histórico, com atividades que podem ser aproveitadas pelos moradores e turistas. O objetivo é oferecer ações que explorem a riqueza da nossa história, além de proporcionar mais conhecimento aos visitantes que vão aos nossos monumentos, com os atendimentos realizados pelos historiadores”, disse o superintendente Paulo Cotias.

Os atendimentos nos pontos turísticos acontecem no Forte São Mateus às terças e quintas, das 9 às 13h, no Morro da Guia às terças, das 16 às 18h, e Fonte do Itajuru e Charitas às quintas, das 9 às 13h. Já o Passeio Histórico Náutico segue aos sábados, com saída às 16h do Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal, realizado em parceria com a Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada e sujeitas a lotação das embarcações. Todos os passeios têm acompanhamento dos historiadores, contando as narrativas históricas que envolvem o trajeto. A atividade é a única que tem custo (R$ 25 por pessoa) para ajudar na manutenção das embarcações, cedidas pela Associação de Passeios de Barco.

Já o agendamento do projeto Caminhos da História, voltado ao público escolar, vai iniciar em fevereiro. Interessados devem procurar a superintendência por meio do WhatsApp (22) 99951-0293. Embora os roteiros de ônibus sejam exclusivos para alunos da rede municipal, escolas particulares também podem participar, desde que assegurem a responsabilidade pelo veículo que fará o transporte do passeio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here