“Pelotas” de óleo aparecem novamente na areia da Praia do Forte, em Cabo Frio, nesta quarta

0
190

Agentes da Comsercaf e da coordenadoria do Meio Ambiente estiveram, na manhã desta quarta-feira (10) na localidade conhecida como “Bolsão da Juju” na Praia do Forte, onde banhistas detectaram a presença de “pelotas” de óleo na areia.

A limpeza do local durou cerca de duas horas, mas os cerca de 30 agentes públicos agiram com rapidez e retiraram todo o resíduo de óleo. Após o término da limpeza no local, foi iniciada uma varredura em toda a extensão da Praia do Forte, para a limpeza de eventuais novos focos de resíduos.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, as “pelotas” vieram com a maré e ainda são provenientes do vazamento do Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

“Esses aparecimentos pontuais de pelotas nas praias do município devem continuar por algum tempo, até que todo o óleo que vazou tenha se dispersado. Infelizmente, a ação da maré acaba trazendo esses resíduos para as praias, mas estamos atentos, juntamente com a Comsercaf e a Guarda Marítima e Ambiental, monitorando todo o litoral de Cabo Frio, para evitar maiores danos ao Meio Ambiente”, explicou.

Ainda na manhã desta quarta-feira, uma garça apareceu no Clube Costa Azul, com o corpo sujo de óleo. A ave foi resgatada pela empresa CTA meio Ambiente, terceirizada da Petrobras, para o resgate e recuperação da fauna marinha impactada pela ação da exploração petrolífera na Bacia de Campos, da qual Cabo Frio faz parte. A garça será limpa e, de acordo com as condições de saúde, levada para a sede da CTA em Araruama até que, após sua total recuperação, possa ser devolvida à natureza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here