Plano Municipal de Cultura de Cabo Frio é aprovado por unanimidade

Foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira (27), na Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Cultura de Cabo Frio. Em uma sessão onde a importância da Cultura foi enaltecida e o segmento foi representado por diversos representantes culturais, um passo importante foi dado para o futuro da classe artística da cidade.

A votação foi a última da pauta, o que resultou numa sessão extraordinária para que o Plano fosse votado na mesma noite. Todos os vereadores foram a favor do documento e não houve abstenção de nenhum edil. “Finalmente conseguimos que esse filho nascesse. O Plano Municipal é uma conquista de todos nós, tanto de quem hoje está representando a cultura através da Secretaria quanto dos artistas da cidade. Estamos esperançosos por dias melhores para nossa Cultura”, comentou a Secretária de Cultura, Meri Damaceno.

Em suas falas na plenária, os vereadores Miguel Alencar e Rafael Peçanha, ambos relatores do Plano Municipal de Cultura na Câmara, ressaltaram que aprovar o plano foi o passo mais importante dado agora, mas que no futuro o documento pode ser alterado conforme as novas necessidades que se apresentem. “Por ser um documento, ele pode ser mudado através de emendas. Basta apenas que o diálogo seja mantido entre todos os envolvidos”, explicou Miguel Alencar.

Discussão do Orçamento Municipal para Cultura acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (29) às 17h, também na Câmara dos Vereadores, haverá uma reunião para discutir o Orçamento Municipal para a Secretaria de Cultura em 2019. Está previsto o repasse de cerca de 1% a 1,5% do orçamento anual do município para a pasta. Uma comissão organizada pela Secretaria fará parte da mesa de debate para ajudar na discussão do quanto será destinado para a produção de projetos, editais, eventos e gestão dos equipamentos culturais no próximo ano.

“Formamos uma comissão para discutirmos juntos à sociedade civil quais os focos para o orçamento na gestão. Chamamos mais uma vez toda classe artística e sociedade para esse debate junto a Câmara de Vereadores pois quanto mais unidos, mais mostramos nossa força e necessidades como agentes culturais”, disse a subsecretária de Cultura, Heliamar Reis. Após o debate, todo o Orçamento Municipal será votado na primeira quinzena de dezembro pelos vereadores em sessão solene.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here