Plano verão: Cabo Frio vai contratar 250 fiscais de posturas temporários

0
546

A Prefeitura de Cabo Frio vai contratar 250 fiscais temporários de posturas para ajudar no ordenamento da cidade na alta temporada do verão. Os novos fiscais começam a atuar no dia 15 de dezembro.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) durante a reunião extraordinária convocada pelo Conselho Municipal de Turismo (CMT). O asfaltamento das vias de acesso ao Peró começa ainda nesta semana e o Réveillon terá queima de fogos apenas no Forte São Matheus.

O calendário de eventos de 2020 de Cabo Frio será lançado no dia 17 de dezembro, com a realização de dois grandes eventos ao longo do ano.


A reunião foi convocada pelo CMT devido à falta de um Plano Operacional para Cabo Frio na alta temporada do verão. Presidente do CMT, Maria Inês Oliveiros disse que há a previsão de um número recorde de visitantes no verão e que a cidade precisa se preparar. Ela defendeu um consórcio, envolvendo Arraial do Cabo e Búzios, com apoio do Detro e das Polícias Rodoviárias (estadual e federal), como ocorre na Costa Verde, para controlar o fluxo de veículos piratas (vans e ônibus) que provocam transtornos no trânsito no Centro e nas vias de acesso às praias de Cabo Frio.

“Este consórcio seria fantástico. Já levamos a ideia ao Secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, mas nada andou. Temos que retomar este projeto com certeza”, disse.


Durante a reunião extraordinária, os responsáveis pela Mobilidade Urbana de Cabo Frio informaram que não há nada planejado para organizar a desordem no trânsito nos bairros Gamboa e Jacaré, que ligam o Centro ao Peró/Ogiva. O roteiro também é usado para os turistas que fazem a rota Arraial-Cabo Frio-Búzios e vice-versa.


O projeto é criar o regime de mão única nas principais vias do bairro, mas os comerciantes do local impediram que a Prefeitura de Cabo Frio fizesse o teste de mobilidade. Há muitas reclamações também sobre a desordem urbana na Rua Samuel Bessa, no Jacaré, onde oficinas funcionam nas calçadas e na rua, rota obrigatória dos turistas. O caso foi levado ao Ministério Público estadual.


O Secretário municipal de Turismo, Paulo Cotias, informou que sua secretaria incorporou a Superintendência de Eventos. Acrescentou que o réveillon terá balsas se a prefeitura conseguir apoio da iniciativa privada e que os shows da passagem de ano não contarão com grandes estrelas nacionais por falta de recursos. Ele garantiu que o acesso ao bairro Peró, alvo de muitas críticas à Prefeitura por causa do excesso e buracos, será solucionado:


“Todo o recapeamento do acesso ao Peró será feito. O coordenador de Serviços Públicos me garantiu e me autorizou a dar a boa notícia”, afirmou.


O secretário de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, garantiu que até o verão estará em funcionamento a base operacional do Projeto Bandeira Azul numa casa que a Prefeitura está desapropriando na Avenida dos Pescadores, bem próximo da Bandeira Azul. Durante a reunião, foi confirmada a reintegração de Magno Maiques à coordenação do projeto. A medida foi muito reivindicada pela comunidade. Também foi anunciado que o município montará estruturas especiais, no verão, nas praias do Meio e no Pontal, ambas na Praia do Peró.


Todas as quartas-feiras haverá uma reunião na Secretaria de Turismo com representantes da mobilidade urbana. O objetivo é avaliar as ações de controle de acesso de veículos de turismo em Cabo Frio. Nos dois últimos fins de semana, por falta de fiscalização, vans e ônibus piratas usaram vias alternativas para chegarem à Praia do Peró, sem pagar a taxa cobrada para ingresso na cidade. Representantes da mobilidade urbana disseram que aguardam a contratação de reboques para remoção de veículos estacionados em locais proibidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here