Portal da Câmara de Cabo Frio implanta ferramenta de áudio para deficientes visuais

0
59

O site da Câmara Municipal de Cabo Frio disponibiliza  um recurso de acessibilidade que converte texto em áudio com locução natural e que diferencia palavras de imagens. O plug-in é aliado das pessoas com deficiência visual e ajudará a ampliar a inclusão digital.

A presidência da Casa Legislativa destaca que a ferramenta beneficia não apenas as pessoas com baixa visão ou com deficiência visual severa, mas também as que conseguem ver, mas são analfabetos funcionais, idosos,leitores com dificuldades para compreender textos escritos, usuários que preferem ouvir ao invés de ler e até mesmo as que no dia a dia estão em movimento.

“Meu foco sempre vai ser a acessibilidade e inclusão. Muitas pessoas com deficiência visual não navegam na web por falta de acessibilidade,mas também há outras que estão em um nível muito básico de alfabetização, não conseguem interpretar um texto por meio da leitura, mas estão bem adaptadas ao áudio, por isso considero importante mecanismos como esse”, disse Luis Geraldo,presidente da Câmara.

A ferramenta inicialmente está disponível somente para as notícias veiculadas pelo portal da casa legislativa, mas a meta é expandir a presença da mesma para todas áreas possíveis do portal oficial da casa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here