Prefeito de São Pedro Aldeia recebe deputado para discutir obras da Lagoa de Araruama

Foto: Eric Feijó

prefeito e presidente eleito do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) Cláudio Chumbinho, recebeu, em seu gabinete, o deputado estadual Dr. Serginho e membros do Consórcio. O encontro teve como objetivo discutir o apoio e a articulação do parlamentar junto aos governos Estadual e Federal para obras em prol da Lagoa de Araruama, via Consórcio. Entre os projetos que estão recebendo atenção estão as obras de dragagem da Lagoa, já licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o balizamento do canal do Itajuru, nos trechos entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, e a solicitação de adequação da Instrução Normativa Interministerial n° 002/2013 para a separação do período de Defeso do Peixe e do Camarão, além da mudança nas áreas de pesca – antigas solicitações dos pescadores.


O prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre o encontro e destacou a importância da parceria com o deputado Dr. Serginho em prol da Lagoa de Araruama. “A gente discutiu algumas metas prioritárias em prol da nossa lagoa e o deputado se propôs a ir à Brasília levar essas demandas. Essa é uma luta antiga nossa dentro do Consórcio e de todos os pescadores. Não dá mais para esperar, precisamos dessas ações urgentemente e estamos contando muito com o Governo do Estado e com o deputado Dr. Serginho, que hoje é o representante da nossa região. Quero agradecer o apoio de todos os prefeitos nessa luta e do nosso deputado, que tem sido um importante parceiro”, disse.


Durante o encontro, o deputado estadual Dr. Serginho compartilhou notícias do Governador do Estado, Wilson Witzel, a respeito da dragagem da Lagoa de Araruama para a retirada de impurezas e desassoreamento das águas. As obras, em fase de licitação, já foram licenciadas e serão executadas via Governo do Estado, com recursos próprios do Inea, em um investimento na ordem de 20 milhões de reais. A previsão é de que as operações sejam iniciadas até o fim do ano. As obras vão abranger todo o trecho da Lagoa de Araruama desde a entrada do Forte São Mateus, em Cabo Frio, até o bairro Boqueirão, em São Pedro da Aldeia.


“O prefeito Chumbinho, na qualidade inclusive de presidente do Consórcio Lagos São João, marcou essa reunião para que a gente pudesse ver como anda esse projeto de dragagem. A Lagoa de Araruama é uma riqueza que São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos como um todo tem e a questão da dragagem é de vital importância para que ela sobreviva. A gente trabalha com empenho para que essa obra aconteça até o fim desse ano e eu me coloco à disposição. Já temos os projetos em mãos para levar ao Ministro do Meio Ambiente e eu faço questão de fazer essa interlocução inclusive por intermédio dos deputados federais”, destacou o parlamentar.


Durante o encontro, o prefeito e a equipe do Consórcio apresentaram outras pautas para serem levadas pelo deputado ao Ministério de Meio Ambiente. Entre os projetos discutidos estiveram o balizamento do Canal do Itajuru para a demarcação, melhoria da navegabilidade e proteção das margens; a solicitação de alteração, via portaria ministerial, do Defeso do Camarão e do Defeso do Peixe, para que aconteçam em períodos distintos conforme a reprodução e crescimento das espécies; além da modificação das áreas de pesca, incluindo o exercício da pesca de arrasto na área I, compreendida entre a boca de entrada do Canal de Itajuru, em Cabo Frio, e a Ponte Wilson Mendes , na altura dos bairros Ponta do Ambrósio e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.


“Trouxemos reivindicações antigas dos pescadores e a nossa luta junto ao Consórcio Ambiental é muito importante. Essa organização mostra a adesão dos prefeitos da região em prol da recuperação ambiental da Lagoa de Araruama. Temos que estar fortalecendo, cada vez mais, essa união para fazer com que as políticas públicas cheguem até aqui e para mostrar não só a força política, mas o poder econômico que a nossa região representa no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o coordenador da Câmara Técnica de Pesca do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e presidente da Associação de Pescadores da Praia da Pitória, Francisco Guimarães, conhecido como Chico Pescador.

“Já estamos nessa batalha desde 2013, buscando implementar esses projetos. Essa reunião representa esperança na concretização desses sonhos e a gente vê o empenho do deputado Serginho para nos ajudar a levar essa luta adiante”, finalizou a secretária executiva do Consórcio Lagos São João, Adriana Saad.

Também estiveram presentes no encontro a assessora jurídica do CILSJ, Aline Araújo, e o secretário de Educação aldeense, Alessandro Teixeira Knauft.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here