Prefeito de São Pedro da Aldeia: “Trabalho dentro da lei. Vou sair do meu mandato de cabeça erguida”

0
237

Em seu segundo mandato como prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, faz análise sobre a atual situação do seu governo, obras, Lagoa de Araruama, CPIs e fala da sua relação com os vereadores. “Não tenho problema com nenhum vereador”, garante o prefeito.

JS – Como está sendo esse início de ano na administração aldeense?

CC – A gente está torcendo que melhore. Assumimos o governo em 2013 e a gente, desde lá, vem vivendo um momento de crise no país. Mas sempre administrando o nosso município com muito pé no chão, responsabilidade, trabalhando com muita transparência. E, Graças a Deus, nós não deixamos a cidade parar, todos os serviços essenciais estão funcionando, salário do servidor em dia. Estamos torcendo que esse ano o país melhore, temos uma esperança grande. Queremos realizar coisas em São Pedro da Aldeia, dar atenção aos bairros, melhoria na parte de saneamento básico, pavimentação, que hoje é o que a população mais clama na nossa gestão. Porque é verdade, chove e os bairros ficam precários, ficamos tristes por isso, nós queremos fazer. Estamos pedindo a população para contribuir com seus impostos, pois todo o dinheiro que entrar na arrecadação, a gente quer investir no saneamento.

JS – Falando em obras, como está esse setor?

CC – Hoje temos algumas obras em andamentos, outras paradas, mas não é culpa do governo, pois algumas empresas entram, ganham licitação, colocam preço muito abaixo e depois não conseguem executar a obra. Mas já estão sendo licitadas novamente, como, por exemplo, Museu de Sal, pontos de ônibus, CRAS da Rua do Fogo. Iniciamos creches no bairro Porto do Carro, São João, Rua do Fogo. Estamos licitando uma creche no bairro do Alecrim e vamos ver se dá uma quadra na escola do bairro. Então, nosso governo tem trabalhado muito, querendo o melhor para São Pedro da Aldeia. Estamos trabalhando muito na parte do desenvolvimento, que é o foco do meu governo, trazer geração de emprego para a cidade, melhorar a arrecadação do município. São grandes empresas e todo mundo sabe. Olha para São Pedro da Aldeia antes de 2013, a cidade recebeu Havan, Atacadão, Fiat, Coca-Cola, ou seja, diversas empresas que vieram na minha gestão. E esse ano, vão chegar mais grandes empresas. É um trabalho forte do nosso governo. Dar oportunidade a nossa população de São Pedro.

JS – O senhor está na luta para salvar a Lagoa de Araruama junto com outros prefeitos da Região dos Lagos. Como está isso?

CC – Eu quero até parabenizar e agradecer todos os prefeitos que compareceram na reunião. É uma luta nossa desde 2013, teve andamento e depois tudo parou. Agora, com essa mudança no Governo do Estado estamos avançando de novo. A gente escuta os pescadores, gente que realmente vive da pesca, que conhece a lagoa no dia a dia. Na semana passada, eu entrei em contato com Renatinho Vianna, Prefeito de Arraial do Cabo, por conta daquela situação no canal da Álcalis, na mesma hora, ele solicitou uma reunião em seu gabinete. Fomos então fazer uma vistoria com a Prefeita de Iguaba Grande e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Grasiella Magalhães, na mesma hora ela já solicitou uma reunião com todos representantes de órgão fiscalizador, prefeitos, Ministério Público Federal e Estadual foi uma reunião muito importante nesta semana. Sai muito feliz, pois foi colocado todos os pontos para salvar nossa lagoa. Inclusive, todos os municípios vão ter suas responsabilidades, investindo em saneamento, fazendo cinturões entorno da lagoa. Alguns municípios tem a concessionária que presta esse serviço, que a gente vai sentar para analisar esse contrato junto ao Ministério Público para fazer alterações também. Eu tenho certeza que agora as coisas vão acontecer.

JS – Vamos falar sobre política, como está o seu relacionamento com a Câmara Municipal de Vereadores, pois é de conhecimento que foram instauradas duas CPIs?

CC – Desde o meu primeiro mandato, deixei bem claro que trabalhamos com muita transparência. Tem o Poder Executivo e Legislativo, eu hoje estou como prefeito. Não tenho problema com nenhum vereador, só que tenho trabalho para cumprir e todas as determinações. Tudo está mudando no país e para melhor, fico muito feliz. Nosso município trabalha com tudo dentro da lei, com transparência, tudo que a gente faz aqui é comunicado aos órgãos fiscalizadores. Não tem problema nenhuma da Câmara abrir CPI, eu estou muito tranquilo, eles estão fazendo o papel deles de fiscalizadores e tem que fazer mesmo, eles abriram a CPI e eu ainda não fui comunicado, não sei qual o motivo, eles vão fazer a parte deles e eu a minha. Graças a Deus a gente está fazendo tudo que o Tribunal de Contas e o Ministério Público exige do Executivo. Estamos cumprindo a lei. Vou continuar trabalhando aqui de cabeça erguida, junto com a minha equipe técnica e o grupo de secretários que prestam um excelente serviço. De 33 processos que o Ministério Público solicitou ao município de São Pedro da aldeia, todos foram arquivados, porque trabalhamos com transparência. Sempre peço a equipe que faça tudo dentro da lei. Vou sair do meu mandato de cabeça erguida.

JS – Por último, a vereadora Claudinha reclamou em plenário que não falava com prefeito desde agosto, ela chegou até comentar o fato dela ser negra, se isso era um fator. O que está havendo?

CC – Em primeiro lugar, a vereadora não deve ter solicitado agenda comigo, porque eu sempre atendo, quando não posso, tem o secretário de Governo que atende sempre. Qualquer vereador é só solicitar que vou atender com maior prazer, mesma coisa que eu faço quando quero reunião com eles. Quanto ao fato dela ser negra, minha mãe morou trinta anos com um negro e eu tenho irmãos negros. Minha secretaria de Saúde é negra e excelente profissional e técnica. Eu tenho diversas pessoas negra na minha equipe, meus melhores amigos são negros. Se fizer uma análise, desde 2013 todos aqueles que tacaram pedra em mim, onde estão hoje? Eu continuo aqui na minha cadeira trabalhando de cabeça erguida. Se cada um parar para analisar, a maior felicidade é fazer o bem e sempre torcer pela felicidade das pessoas. Eu vivo assim e passo isso para os meus filhos, além de humildade acima de tudo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here