Prefeitura de Búzios decreta feriado de 10 dias e anuncia restrições e proibições nas praias e comércio

A Prefeitura de Armação dos Búzios decretou 10 dias de feriado e anunciou medidas mais restritivas no decreto n° 1595, que vigora a partir desta terça-feira (23).

O texto acompanha a estratégia do Governo do Estado de antecipar os feriados de abril, criando uma espécie de “superferiadão”, que vai de sexta-feira (26) até o domingo de Páscoa (4).

A proposta do governo estadual foi aprovada pela Alerj nesta terça, com emenda que dá autonomia aos municípios para decretar medidas de isolamento social.

O governador Cláudio Castro ainda pode vetar a emenda, mas deputados entendem que já há jurisprudência para confirmá-la. Cláudio Castro queria manter bares e restaurantes abertos nas cidades, independente de regras municipais, à adoção de medidas restritivas.

Segundo a Prefeitura de Búzios, a medida é uma tentativa de frear o contágio e o avanço da doença diante do aumento do número de casos no estado. Segundo o decreto:

  • Festas, shows e eventos seguem proibidos no balneário;
  • Os estabelecimentos comerciais poderão funcionar até meia-noite, com atendimento exclusivo em mesas e limite de 50% da sua lotação;
  • Está proibida a permanência e uso geral de todas as praias, exceto à prática de atividades físicas individuais ao ar livre;
  • Também fica proibido o comércio à beira de praia, inclusive de quiosques e ambulantes.
  • Passeios de escunas, catamarãs, barco táxis e demais embarcações estão autorizadas a funcionar, limitados a 50% da sua lotação;
  • Todos os embarcados, incluindo turistas e tripulantes, devem usar máscara de proteção e manter distância de 1,5 metros;
  • Veículos de transporte coletivo deverão obedecer a taxa de ocupação de 50% da capacidade total.

A Prefeitura informa que o novo decreto não exclui as obrigatoriedades previstas no decreto anterior, n° 1583, de 26 de março de 2021.

Ainda segundo a município, os agentes responsáveis pela fiscalização poderão contar com o apoio da Polícia Militar visando o cumprimento do novo decreto. Quem descumpri-lo poderá receber advertência, multa e até ter o alvará cassado. A multa poderá dobrar em caso de reincidência.

Casos de Covid

Segundo dados divulgados pelo município, até esta terça-feira (23), Búzios tem 3.386 casos confirmados da doença e 36 óbitos. O número de pessoas recuperadas chega a 3.252.

Vacinação em Búzios

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Búzios recebeu da Secretaria Estadual de Saúde 2.370 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 1.030 doses da vacina Oxford e 1.340 doses do Instituto Butantã. Ainda nesta segunda, Búzios iniciou o cadastro para vacinar idosos de 60 a 74 anos.

Fonte: G1.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here